Em 2009, a epidemia de gripe suína, ou gripe A H1N1, tomou conta da mídia, causando o pânico em muitas pessoas. Interessado em mostrar para a população como são feitas as pesquisas com o vírus Influenza – agente causador da gripe, seja ela comum, suína ou mesmo aviária – o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) produziu um vídeo de divulgação científica sobre o assunto.

No roteiro, João Paulo, estudante do 6o ano do Colégio Pedro II, precisa fazer um dever de casa de Ciências e recorre aos pesquisadores da UFRJ, filiados ao INBEB, para obter mais informações sobre o vírus Influenza. Na universidade, o menino visita diferentes laboratórios para conhecer, na prática, como são desenvolvidas as pesquisas que buscam o desenvolvimento de vacinas e medicamentos.

Através da curiosidade de um menino de apenas 11 anos, diferentes aspectos da pesquisa biomédica, relacionados à biologia estrutural e bioimagem são abordadas durante o vídeo: por que os cientistas pesquisam os vírus? Como é o vírus Influenza? Qual a diferença entre o vírus da gripe suína e o vírus da gripe comum? Na busca de respostas para estas perguntas, João Paulo conversa com pesquisadores do INBEB e tem a oportunidade de conhecer como funcionam os diferentes tipos de microscópios, além de sofisticados equipamentos de ressonância magnética nuclear e de bioluminescência.

Influenza: conhecendo a imagem e a estrutura do vírus é um vídeo com história fictícia e personagens reais. “Queríamos a participação de uma criança e lembramos do João Paulo que, no ano passado, destacou-se em um curso de férias de Ciências, ministrado por alguns professores do nosso Instituto” – explicou o coordenador do INBEB Jerson Lima Silva, membro da Diretoria da ABC.

João Paulo aceitou o desafio. Baseado em tudo o que aprendeu, preparou sozinho um trabalho sobre o vírus Influenza e apresentou para os seus colegas de turma, sob os holofotes de uma câmera de filmagem. Com 33 minutos de duração, o vídeo – além de trazer precisas informações científicas sobre o vírus – também tem o objetivo de despertar o interesse das crianças para a Ciência.

Influenza: conhecendo a imagem e a estrutura do vírus é o primeiro vídeo de divulgação científica do INCT de Biologia Estrutural e Bioimagem. Seu lançamento será realizado no dia 25 de novembro, às 20h, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, localizado na Av. Pasteur, 250, 2º andar, Urca.