Na manhã do dia 28 de outubro ocorreu o Seminário Desafios da Física 1949-2009. O Acadêmico e diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ricardo Galvão, abriu a cerimônia, destacando que o evento de encerramento das comemorações do aniversário do CBPF teve por objetivo apresentar a visão de pesquisadores de renome relacionados ao CBPF sobre alguns desafios da Física, tanto na ocasião em que a instituição foi criada e no presente.

Na ocasião, foi lançado o Prêmio CBPF de Física, instituído em parceria com a empresa LaserTools Tecnologia Ltda., fundada por físicos, para premiar pesquisadores externos ao quadro do CBPF que realizaram trabalhos de destaque no país. “O prêmio será concedido pela primeira vez no ano que vem e o edital deverá ser publicado em meados de novembro”, esclareceu Galvão.

A instituição do prêmio, que inicialmente será bianual, representa a intenção do CBPF de cada vez mais desempenhar o papel de uma instituição promovedora e articuladora de novas iniciativas de interesse da comunidade científica nacional, além de perseguir a excelência em suas atividades de desenvolvimento científico e tecnológico, no dizer de seu diretor.

O ministro Sergio Rezende destacou a importância de parcerias entre governo e empresas, como essa entre um instituto do MCT – o CBPF -, e uma empresa como a LaserTools. Disse ainda que o Brasil evoluiu muito nos últimos anos no que diz respeito à ciência e à formação de cientistas, mas que ainda precisamos de mais cientistas empreendedores, como os da LaserTools. Rezende também parabenizou a iniciativa da CBPF e ressaltou a importância de prêmios científicos como este para que o trabalho dos cientistas seja devidamente valorizado e reconhecido.

O diretor da LaserTools, o físico Spero Morato, ressaltou o papel de sua empresa no cenário nacional, “uma empresa de físicos”, como descreveu, que nos últimos dez anos conseguiu conquistar uma posição de destaque no mercado através da inovação científica. Galvão reiterou que o maior feito desses 60 anos do CBPF é a criação do Prêmio CBPF de Física, destacando que no Brasil ainda faltam iniciativas como esta. “Uma nação que não reconhece seus próprios méritos não pode esperar que eles sejam reconhecidos internacionalmente”, disse, lembrando a fala de um professor americano ao conversarem sobre a falta de um Prêmio Nobel no Brasil.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Sr. Marcos Villaça também presente à mesa, falou em nome do secretário, Rubens Andrade, impedido de comparecer. Villaça destacou o potencial de criação intelectual da cidade, proporcionado pela presença de diversas universidades e instituições de pesquisa, que ganhou reforço esse ano com a criação de uma secretaria dedicada à ciência e à tecnologia. Informou ainda sobre o projeto de criação de de uma Fundação de Apoio à Ciência no município, que está sendo discutido entre a prefeitura e os reitores das universidades cariocas.

O Acadêmico Celso Pinto de Melo, presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), reverenciou as atuais gestões do CBPF e do MCT, salientando a importância da criação de uma Agenda Nacional de Ciências no Brasil. “Não basta o governo mudar sua postura, é necessário também que a comunidade científica se mobilize para criar um programa científico integrado e voltado para os problemas do país”. Melo ressaltou também a necessidade de uma maior integração com os países latino-americanos.


Marcos Villaça, Celso Melo, Sergio Rezende, Ricardo Galvão e Spero Morato

Os palestrantes convidados para dar continuidade ao evento foram os pesquisadores George Rawitscher, que falou sobre a ciência brasileira na época de criação do CBPF; Alberto Santoro, que tratou da Física de Altas Energias no LHC (Grande Colisor de Hádrons) na próxima década; Ananias Monteiro Mariz, que discorreu sobre a Física da Complexidade; e Vitório de Lorenci, que se remeteu aos novos desafios da Gravitação e da Cosmologia.

Também foram convidados a proferir palestras alguns Acadêmicos – o ministro Sergio Rezende, Celso Melo (UFPE), Moysés Nussenveig (UFRJ) e Sérgio Mascarenhas (USP-São Carlos). Suas palestras estarão reportadas em matérias seguintes. Além dos palestrantes citados, estiveram presentes ao evento os Acadêmicos Adalberto Fazzio, Alberto Passos Guimarães, Alfredo Ozório de Almeida, Amos Troper, Affonso Guidão Gomes, Elisa Frota Pessoa, Erasmo Ferreira e Jayme Tiomno. Este último foi um dos homenageados do evento, tido como um dos principais pioneiros da Física no Brasil. Veja a foto original no arquivo anexo, abaixo da matéria.


Adalberto Fazzio, Moysés Nussenzveig, Walter Baltensperger, Sérgio Mascarenhas,
o presidente da LaserTools Spero Morato, Ricardo Galvão, Amós Troper, Constantino Tsallis,
Sergio Rezende, Celso Melo (atrás), Alfredo Ozório de Almeida, Erasmo Ferreira,
Elisa Frota Pessoa, Jayme Tiomno e Affonso Guidão.