O Brasil teve um ótimo desempenho na I Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM), realizada entre os dias 4 e 10 de outubro na cidade de Bogotá, Colômbia, conquistando ao todo três medalhas de ouro e uma de bronze.

O estudante brasileiro Ramon Moreira Nunes, de Fortaleza (CE), conquistou a medalha de Ouro Especial na competição. A distinção corresponde a um prêmio especial outorgado somente aos melhores colocados dentre os ganhadores de medalha de ouro. Raphael Daigo Hirama de Campinas (SP) e Edson Augusto Bezerra Lopes de Fortaleza (CE) também conquistaram medalhas de ouro, enquanto Felipe Gonçalves Assis de Campina Grande (PB) conquistou medalha de Bronze. A competição, realizada pela primeira vez este ano, contou com a participação de 55 estudantes e reuniu delegações de 6 países.

O Brasil foi representado por uma equipe de quatro estudantes liderados pelo professor Rodrigo Villard Milet, do Rio de Janeiro. Da competição também participaram as equipes olímpicas da USP de São Paulo e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

A I Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática tem a finalidade de incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária iberoamericana, melhorando as capacidades científicas através da motivação e a competitividade internacional, ajudando assim ao desenvolvimento social, cultural e econômico dos países iberoamericanos.

A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do CNPq, do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira.