O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Astrofísica (INCT-A) é um instituto virtual que reune 144 doutores em Astrofísica, pertencentes a 29 instituições brasileiras. Tendo como coordenador o Acadêmico João Steiner e como vice-coordenadora a Acadêmica Beatriz Barbuy, o INCT-A é caracterizado por uma atuação de caráter estratégico, com a missão de inserir a astronomia brasileira no futuro da astronomia mundial.

Para isso foram estabelecidos alguns objetivos estratégicos, entre eles o de maximizar o retorno dos investimentos já realizados, especialmente do ponto de vista científico; incentivo ao desenvolvimento de instrumentação, formaçao de recursos humanos e incentivo a grupos emergentes; preparar a comunidade para extrair informaçao cientifica de grandes bancos de dados; implantar uma rede de Observatórios Virtuais; propor novos projetos de infra-estrutura científica e estruturar cursos de ensino de astronomia a distância para professores de ciências.

Os pesquisadores ligados ao INCT de Astrofísica já publicaram 100 artigos nos primeiros oito meses de 2009. Todos esses artigos foram publicados em revistas indexadas e de circulaçao internacional. Desses, 84% foram publicados em revistas definidos pela Capes como sendo Qualis A e 11% em revistas Qualis B, portanto revistas de grande impacto internacional.

O INCT de Astrofísica é financiado pelo CNPq e pela Fapesp.