A astrônoma e Acadêmica Beatriz Barbuy recebeu o Prêmio LOréal-Unesco para Mulheres na Ciência em Paris, no dia 5/3, no valor de cem mil dólares, em reconhecimento a sua contribuição à ciência. Foram cinco as premiadas, cada uma de um continente. Este ano, foram contempladas cientistas da área de Ciências Físicas.

Criado em 1988, o Prêmio já contemplou 57 pesquisadoras de todo o mundo e é uma referência da excelência científica internacional. Além de Beatriz Barbuy, foram contempladas também, da África e Países Árabes, a Profª Tebello Nyokong, por suas pesquisas em terapia do câncer e meio ambiente; da Ásia e Pacífico, a Profª Akiko Kobayashi por sua pesquisa em metais moleculares; da América do Norte, a Profª Eugenia Kumacheva por suas contribuições no desenvolvimento de drogas para tratamento de câncer; finalmente, da Europa, a Profª Athene M. Donald foi homenageada por seu trabalho em Física de Materiais.

O objetivo do prêmio é distinguir, reconhecer e estimular o avanço do papel das mulheres na pesquisa científica, assim como estimular novas gerações de jovens cientistas através de exemplos inspiradores. “A obtenção do Prêmio LOréal-Unesco é muito honrosa e significativa. Ela ocorreu para mim no Ano Internacional da Astronomia (IYA2009) e no Ano da França no Brasil, o que marca mais ainda a premiação para mim”, afirmou Beatriz, que é vice-presidente da União Internacional de Astronomia (IAU, na sigla em inglês).

“O reconhecimento da pesquisa feita por mulheres é uma iniciativa importante da LOréal, com a cooperação da Unesco e da Academie des Sciences, pois evidencia a qualidade do trabalho científico das mulheres para a população em geral, além de mostrar as dificuldades que encontramos no dia a dia para levar a frente nossas pesquisas”, disse Beatriz às Notícias da ABC.

O júri foi composto por 17 eminentes membros da comunidade científica dos cinco continentes, sendo presidido pelo vencedor do Prêmio Nobel de Química de 1999, Prof. Ahmed Zewail.