O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Desenvolvimento de Técnicas Analíticas Aplicadas à Exploração de Petróleo e Gás (Petrotec), coordenado pelo Acadêmico e Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), Colombo Celso Tassinari, tem como principal objetivo o aprimoramento e o desenvolvimento de técnicas analíticas inovadoras na área de Geoquímica Inorgânica. A meta é contribuir para a análise de riscos exploratórios e para os estudos de reservatórios de óleo e de gás. Com sede no Instituto de Geociências na USP, o Petrotec é constituído por uma rede de pesquisadores e de laboratórios que também pertencem à Universidade de Brasília (UnB), à Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Pará (UFPA).

De acordo com o coordenador, o desenvolvimento de pesquisas de vanguarda nos campos inovadores das Geociências, no setor de exploração de petróleo e de gás, requer um número cada vez mais amplo de análises isotópicas. Para Tassinari, também é necessária uma precisão maior dos resultados para a aplicação nos setores do paleoclima e da paleogeografia (condições climáticas e geográficas de um período pré-histórico) das bacias sedimentares petrolíferas.

“É importante visar a seleção de áreas propícias para o encontro de óleo e de gás e descartar locais desfavoráveis. O desenvolvimento de linhas de pesquisas associadas a temas como a caracterização da proveniência dos sedimentos formadores de rochas sedimentares e a definição das idades precisas de sedimentação em diversos tipos de bacias são algumas das prioridades do instituto”, acentua o cientista, que é doutorado na área de Geociências, pela USP, e especialista em Geocronologia.

Segundo Tassinari, o Petrotec promoverá uma série de iniciativas para atingir plenamente os seus objetivos. Uma das propostas é a realização de um fórum de debates que envolverá todas as universidades envolvidas no projeto. “Vamos elaborar um programa comum que contará com membros de cada instituição”, acrescenta o professor. Incentivar o empreendedorismo técnico-científico, apresentar palestras em escolas de ensino médio e divulgar a abordagem do projeto em revistas científicas e jornais são outras metas do instituto.

Para qualificar os profissionais, o Petrotec pretende treinar técnicos especializados, voltados para a utilização de equipamentos de última geração, e promover cursos de curta e longa duração sobre as novas tecnologias do setor. “Outra finalidade essencial é estimular o intercâmbio entre docentes, pesquisadores e alunos com universidades de excelência no país e no exterior”, complementa o Acadêmico, que acredita na inovação em ciência através do avanço da tecnologia e da difusão de novos conhecimentos.