Português > Notícias > Sandoval Carneiro recebe título de Pesquisador Emérito pelo CNPq


Sandoval Carneiro recebe título de Pesquisador Emérito pelo CNPq

  • Compartilhe:

Publicado em 12/01/2017

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nomeará o professor e Acadêmico Sandoval Carneiro Junior  como Pesquisador Emérito do Conselho.

O título é concedido desde 2005 aos pesquisadores - brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil há, no mínimo, 10 anos - de destaque, que tenham prestado contribuições à ciência do país.

Sandoval é graduado em engenharia industrial elétrica pela PUC São Paulo, mestre em ciências da engenharia elétrica pela Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor pela Universidade de Nottingham, na Inglaterra.

Além do título de pesquisador emérito, Carneiro já foi homenageado com a Medalha CAPES 50 ANOS, em 2001, e com o Prêmio Anísio Teixeira, em 2006. Além delas, recebeu também, em 2010, a Medalha de Honra da Inconfidência, concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais e com a Friendship Medal, entregue pela Universidade de Münster, Alemanha, em abril de 2011, entre outros títulos com os quais foi agraciado ao longo de sua carreira.

Atualmente, além de professor da Coppe/UFRJ, o paraibano de João Pessoa é diretor do Instituto Tecnológico Vale, já tendo passado também pela direção da Coppe e da Capes.

A cerimônia de titulação acontecerá juntamente com a nomeação dos novos membros da ABC, na Reunião Magna da ABC, no dia 9 de maio, no Rio de Janeiro.


(Thaís Soares para NABC)


Notícias


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino