Português > Notícias > Presidente da ABC em entrevista na Globo News


Presidente da ABC em entrevista na Globo News

  • Compartilhe:

Publicado em 31/08/2017

Foi exibida na quarta-feira, 30 de agosto, na Globo News, a entrevista que o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) concedeu ao jornalista Roberto D’Avila. Davidovich afirmou não se lembrar de uma crise do tamanho da que vivemos, desde que começou a trabalhar na área.

Ele lamentou ainda a falta de investimentos em ciência. "A crise foi coroada por um corte de 44% do orçamento no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações", afirmou.

O físico ressaltou que, exatamente em função da crise global, os demais países têm aumentado o orçamento para pesquisa e inovação. Segundo ele, em meio a crise de 2008, o primeiro ministro da China anunciou que o crescimento ia desacelerar mas, mesmo assim, o governo aumentaria em 26% o apoio à pesquisa básica. "Isso é uma concepção de que o melhor caminho para sair da crise é investir em ciência, tecnologia e inovação", frisou.

O presidente da ABC destacou ainda as ações políticas da Academia junto aos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Fazenda em defesa do aumento dos recursos para a ciência. Ele disse acreditar em uma falta sensibilidade dos governantes para enxergar a importância da ciência no Brasil. "Não estou vendo projeto de nação para o país nesse sentido", disse.

Confira aqui uma prévia da entrevista. Assinantes da Globo News podem acessar a entrevista na íntegra. O programa conta com reprise aos domingos, às 12h30.


(Ascom ABC)


Notícias


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino