Português > Notícias > Posse dos novos membros da ABC é destaque do Bom Dia Rio


Posse dos novos membros da ABC é destaque do Bom Dia Rio

  • Compartilhe:

Publicado em 10/05/2017


Confira aqui a matéria exibida na edição de 10 de maio do Bom Dia Rio, telejornal matinal da Rede Globo, sobre a posse dos novos membros titulares e correspondentes da ABC. A cerimônia foi realizada na noite de 09 de maio, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. A reportagem é de Tatiana Nascimento. A transcrição da matéria pode ser lida abaixo:

Novos membros da Academia Brasileira de Ciências tomam posse no Rio

Posse aconteceu na Escola Naval, no Centro. Foram eleitos 15 cientistas brasileiros e três estrangeiros, que contribuíram com os pesquisadores do Brasil

Tomaram posse na noite de terça-feira (9) os novos membros da Academia Brasileira de Ciências. A Escola Naval recebeu alguns dos principais nomes do conhecimento do país. Foram eleitos 15 cientistas brasileiros e três estrangeiros, que contribuíram com os pesquisadores do Brasil.

Primeiro foi a vez do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizar homenagens e premiações. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, entregou o Prêmio Almirante Álvaro Alberto ao pesquisador Samuel Goldenberg , diretor do Instituto Carlos Chagas no Paraná. "O prêmio vem exatamente destacar o melhor pesquisador anualmente em determinada área, para exatamente valorizar a pesquisa brasileira que tem ajudado a resolver vários problemas para o país, como é o caso da zika, recentemente", explicou Mario Neto Borges, presidente do CNPq.

Os novos membros da Academia Brasileira de Ciências foram eleitos pela própria instituição, que é governamental e trabalha para o desenvolvimento das pesquisas. "É um reconhecimento da qualidade dos trabalhos científicos realizados. E uma oportunidade também para participar, dentro da academia, de grupos de estudos que formulam propostas de políticas públicas para o Brasil", explicou Luiz Davidovich , presidente da Academia Brasileira de Ciências.

A antropóloga Yvonne Maggie foi a única eleita na área de humanas. "Nós vivemos hoje uma crise mundial e brasileira muito grave. Nesses momentos, a ciência, eu acho, tem um papel muito importante. Um papel de lembrar a esperança e de fazer novas perguntas. Nós estamos precisando de pessoas que consigam fazer novas perguntas que levem a respostas para os graves problemas que estamos enfrentando", destacou Yvonne.


(Por Tatiana Nascimento, para o Bom dia Rio - 10/05/2017)


Notícias


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino