Português > Notícias > Os desafios da educação em ciências


ABC INTERNACIONAL

Os desafios da educação em ciências

  • Compartilhe:

Publicado em 10/11/2017

Nos dias 2 e 3 de novembro, em Córdoba, na Argentina, foi realizada reunião do Programa de Educação em Ciências da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS, na sigla em inglês). A iniciativa tem por objetivo mobilizar pesquisadores, professores e governos no esforço de aperfeiçoar o ensino de ciências nas escolas. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Acadêmica Débora Foguel , que é membro do Comitê Gestor, representou a Academia Brasileira de Ciências (ABC) no encontro.

Na ocasião, foi discutido e avaliado o desenvolvimento do Programa de Educação em Ciências da IANAS, onde cada academia relatou o status de sua atuação na área. Débora Foguel falou sobre as atividades do Grupo de Estudos da ABC sobre Educação Científica e a publicação do livro "Desafios da Educação Técnico-Científica no Brasil". A obra é dedicada à educação STEM – sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática –, e será lançada em breve.

A Acadêmica foi uma das palestrantes das Conferências Magnas do Congresso Internacional de Ensino de Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática, que aconteceu também em Córdoba. Débora Foguel falou sobre "O ensino STEM a partir de uma perspectiva brasileira". O evento, organizado pela IANAS, foi promovido em conjunto com a Academia Nacional de Ciências Exatas, Físicas e Naturais da Argentina (ANCFN) e a Academia Nacional de Ciências da Argentina (ANC-Argentina). Mais de 500 pessoas participaram do encontro.

"A ABC ocupou um espaço nobre, tendo sido, junto com o México, o único país convidado a proferir uma das conferências magnas para os professores da rede escolar argentina", destacou Débora Foguel. Segundo a Acadêmica, ficou perceptível o apreço dos membros de IANAS pelo Brasil e pela ABC.

"Eles têm respeito por nossa experiência e maturidade nas políticas científicas e educacionais. O Brasil não pode deixar de participar desses encontros. Pelo contrário, faz-se importante uma atuação que busque direcionar as ações para iniciativas que tenham um real impacto na área", afirmou Débora.

Confira aqui como foi a palestra da Acadêmica.


(Juliana Salles, para NABC)


Notícias


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino