Português > Notícias > Morre o Acadêmico Wolfgang Christian Pfeiffer


Morre o Acadêmico Wolfgang Christian Pfeiffer

  • Compartilhe:

Publicado em 16/02/2017

Faleceu na quarta-feira, 15 de fevereiro, o Acadêmico Wolfgang Christian Pfeiffer . Trabalhando principalmente com a ecologia aplicada, ele dedicou boa parte de sua carreira ao estudo da influência dos metais na contaminação do ambiente.

Nascido na Alemanha, Pfeiffer veio para o Brasil ainda na infância. Formou-se em farmácia pela Escola Federal de Farmácia e Bioquímica de Ouro Preto, em 66, e tornou-se doutor em ciências pela UFRJ, tendo feito, posteriormente, seu pós-doutorado pela Universidade de Nova York (NYU).

Pfeiffer atuou por mais de 40 anos no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho , onde ocupou diferentes cargos, tendo sido, inclusive, Chefe do Laboratório de Radioisótopos Eduardo Penna Franca  da UFRJ. Teve participação também na implantação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e de seu Laboratório de Ciências Ambientais.

Profundamente interessado por ecologia, o trabalho de Pfeiffer representou relevantes avanços no estudo da contaminação ambiental por metais pesados. Foi dele a iniciativa do Projeto de Contaminação Ambiental e Humana por Mercúrio na Amazônia, que analisou os impactos do uso de mercúrio na extração de ouro na região.

A Academia Brasileira de Ciências lamenta a perda deste cientista que dedicou grande parte de sua vida à atividade de pesquisa e ofereceu grandes avanços à Ciência e à sociedade.


(Ascom ABC, 16/02/2017)


Notícias


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino