Página inicial > Membros > Acadêmicos > Maria Carolina Nemes


Maria Carolina Nemes (NEMES, M. C.)

Ciências Físicas
Membro Titular
Ingresso em 6 de junho de 2006
E-mail

Iniciou sua carreira em 1974, ao terminar o bacharelado em Física na USP. Obteve o título de Mestre em dezembro de 1975 e o de doutor em 1977 na mesma Instituição sob a orientação do Prof. A.F.R. de Toledo Piza, que em muito contribuiu na sua formação profissional. Obteve o grau de Doctor Rerum Naturae Hábil, pela Universidade de Heidelberg em 1984. Após o doutoramento realizou vários estágios como pesquisador associado ou professor visitante em várias universidades: Universidade de Wisconsin (1978-79), lnstitute Max Planckde Heidelberg (197881), Instituto Lave-Langevin de Grenoble (1983), Universidade de Padua (1985), Universidade de Paris-Sud (1985) e Universidade de Coimbra (1985, 1987, 1990, 1992 e 1995). Desde 1991 é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais e mantém forte interação com outros pesquisadores do país e do exterior.
No início de sua carreira científica dedicou-se à física de núcleos pesados relativísticos. Mostrou que com estes núcleos podem revelar-se informações estruturais do núcleo inacessíveis a experimentos com elétrons e que algumas experiências podem testar a distribuição de momento dos núcleons na superfície do núcleo. Este trabalho foi freqüentemente citado em favor da construção de aceleradores de íons pesados.
Em seguida (1984-88) dedicou-se à dinâmica de correlação de sistema fortemente interagentes. Em uma série de trabalhos mostrou como fazer uma expansão perturbativa consistente. Foi com esta série de trabalhos que conseguiu permissão para candidatar-se, com êxito, ao título de Doc. Rer. Nat. Habil, na Universidade de Heidelberg (era a primeira inscrição para este título de uma mulher, nessa Universidade). Nessa mesma época dedicou-se ao estudo de efeitos mensuráveis da simetria quiral. Dados experimentais relativos ao espalhamento de hadrons foram explicados utilizando uma propriedade fundamental da QCD, a simetria quiral. Estes trabalhos tiveram um reconhecimento internacional através do prêmio PRAXIS XXI da Comunidade Européia. A partir de 1990, alargou seu campo de pesquisa, dedicando-se à dinâmica caótica térmica. A pesquisa de Maria Carolina Nemes  foi pioneira na construção de um formalismo que permitiu incluir efeitos térmicos em dinâmicas clássicas (ou quânticas) caóticas. Este formalismo resultou em vários trabalhos e tese. Recentemente reativou a pesquisa em óptica Quântica Teórica no Departamento de Física na UFMG, tendo seu grupo sido escolhido pelo Centro de Pesquisas da Universidade do Novo México para centralizar uma reunião internacional parcialmente financiado por aquele centro. Publicou 137 artigos nas melhores revistas especializadas com arbitragem nas áreas de Mecânica Quântica de Sistemas Abertos, Física de Partículas Elementares e Campos e Teoria Nuclear Relativística. Recebeu mais de 840 citações no WEB of Science. Deve-se destacar a forte interação de Maria Carolina Nemes com os estudantes. Ela é disputada como orientadora de trabalho de iniciação científica, mestrado e doutorado. Já orientou 34 mestrados e 25 doutorados.




Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino