Português > Notícias > Jacob Palis receberá Medalha Henrique Morize


PRÊMIOS E HOMENAGENS

Jacob Palis receberá Medalha Henrique Morize

  • Compartilhe:

Publicado em 19/01/2018


O matemático e ex-presidente da ABC Jacob Palis foi nomeado, por unanimidade, para receber a Medalha Henrique Morize , em 2018. Palis é pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e foi escolhido em votação da Diretoria da Academia Brasileira de Ciências.

Antecessor do atual presidente da ABC, Luiz Davidovich , Palis foi eleito Acadêmico em 1969, tendo tomado posse no ano seguinte. Em 2004, foi eleito vice-presidente graças ao seu destaque em atuações pela Academia e, em 2007, tomou posse como presidente, ficando no cargo até 2014. O mandato recebeu inúmeros elogios e foi durante este período que foram criadas, dentre outras ações, as vice-presidências regionais; a categoria de Membros Afiliados, formada por cientistas de até 40 anos, para pertencerem aos quadros da ABC por cinco anos e o Conselho Fiscal, para tornar os processos e as finanças da ABC mais transparentes. Um dos grandes destaques do mandato de Jacob Palis como presidente da ABC foi ter se empenhado pessoalmente para trazer o Fórum Mundial de Ciências (WSF, na sigla em inglês), para o Brasil, tendo sido a primeira vez que o WSF foi realizado fora de Budapeste.

A homenagem a Jacob Palis acontecerá durante a Cerimônia de Posse dos Novos Acadêmicos da ABC, no dia 9 de maio, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Sobre a medalha

A Medalha Henrique Morize foi criada em 2014 com o propósito de homenagear cientistas ou instituições que realizem ou tenham realizado contribuições expressivas para a Academia Brasileira de Ciências e para a ciência brasileira. Henrique Morize foi o primeiro presidente da ABC. Diretor do Observatório Nacional, professor catedrático de Física na Escola Politécnica, fundador e presidente de honra da Radio Sociedade do Rio de Janeiro, membro do Clube de Engenharia e de várias outras sociedades brasileiras, francesas, americanas e italianas, Morize é, até hoje, reconhecido por suas contribuições à física e astronomia. Um dos fatos de que mais se orgulhava foi ter chefiado a comissão que, em 1919, observou o eclipse do sol, na cidade de Sobral, além do estudo de vários fenômenos referentes à forma e a natureza espectroscópica da coroa solar, observando elementos capazes de verificar uma das mais interessantes consequências da teoria da relatividade.


(Ascom ABC, 19/01/2018)



Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino