Português > Notícias > ABC recebe evento "Oportunidades do Conselho Europeu de Pesquisa para os (...)


ABC recebe evento "Oportunidades do Conselho Europeu de Pesquisa para os pesquisadores brasileiros"

  • Compartilhe:

Publicado em 10/04/2017



À esquerda a agente de suporte local da Euraxess Ingrid Le Van, o pesquisador Eduardo Lee e a representante do setor de Ciência e Tecnologia da delegação da União Europeia no Brasil Laura Maragna. À direita, a presidente do Confap Maria Zaira Turchi, o diretor do ERC , Theodoro Papazoglou e a representante da Euraxess no Brasil Charlotte Grawitz.


No dia 06 de abril de 2017 o European Research Council (ERC) completou 10 anos. A ABC abriu as portas de sua sede para essa comemoração com o evento "Oportunidades do Conselho Europeu de Pesquisa para os pesquisadores brasileiros".

A Euraxess produziu o evento com o intuito de receber pesquisadores de diferentes áreas e apresentar a este público as oportunidades de bolsas de estudo oferecidas pelo ERC.

A representante da Euraxess no Brasil Charlotte Grawitz abriu o evento agradecendo a recepção da ABC e lembrando que aquele era um dia de grande comemoração. Não apenas pela aniversário do ERC mas também pelo aumento no número de pesquisadores brasileiros contemplados pelos programas. Lembrou ainda da assinatura do acordo entre o ERC e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) que permitiu e facilitou essa maior integração dos brasileiros com a organização.

O diretor do ERC, Theodoro Papazoglou, apresentou-se, explicando como funciona o processo de aplicação para as bolsas do Conselho, orientando sobre as obrigatoriedades que os interessados devem atender e sobre o perfil do pesquisador que o programa busca.

Além dele, Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e atual presidente do Confap falou sobre a atuação do órgão no processo de diálogo entre pesquisadores brasileiros e o ERC. "Até o ano passado o Brasil não fazia parte do grupo de países contemplados pelo programa. Essa oportunidade dá uma capilaridade maior a ele", afirmou ela. Turchi explicou ainda como funciona a atuação do Confap junto aos editais e chamadas do ERC e deu detalhes sobre como deve ser feita a aplicação pelos pesquisadores.

Além dos presidentes da ERC e do Confap, os presentes puderam ainda ter contato com um pesquisador brasileiro que faz pesquisa no exterior com os programas oferecidos pela ERC. O físico Eduardo Lee formou pelo Departamento de Engenharia de Materiais da Ufscar e, atualmente, trabalha em um projeto de pesquisa no Instituto de Física de matéria condensada (Ifimac) da Universidade Autônoma de Madri, onde chegou por meio de uma bolsa oferecida pela ERC e para a qual aplicou.

Além da presença de Lee, a Euraxess trouxe ainda o depoimento de dois outros pesquisadores brasileiros, Bernardo Franklin e Leandro Lemgruber que, em vídeo, contaram brevemente sobre sua satisfação com as condições de vida e pesquisa em projetos no exterior, para onde foram financiados pela ERC.

Fechando o evento, Charlotte falou sobre a Euraxess e sua proposta de facilitar o acesso destes pesquisadores à Europa, "servindo como uma ponte entre eles". Ao fim do evento, os presentes foram convidados para um coquetel que foi realizado também na sede da ABC.


(Thaís Soares para NABC, 10/04/2017)


Notícias


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino