Português > O Centenário > Pílulas do Centenário


Pílulas do Centenário

Pílulas do Centenário Ed.12 • ABC mobilizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

Coerente com sua história de luta pela ciência no país, a Academia Brasileira de Ciências tem marcado posição contra a fusão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações e pela recomposição do financiamento de C,T&I no país.

Pílulas do Centenário Ed.11 • Criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

Por iniciativa de Edgard Roquette-Pinto  e com a ajuda da ABC, foi fundada em 1923 a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira emissora brasileira, com o propósito de transmitir conteúdo educativo e música clássica para a população.

Pílulas do Centenário Ed.10 • Einstein na ABC

Há 91 anos, o Brasil recebia a visita de Albert Einstein , durante sua passagem pela América do Sul. No dia 7 de maio de 1925, o físico proferiu uma palestra sobre a Teoria da Luz na sede da Academia Brasileira de Ciências.

Pílulas do Centenário Ed.09 • Alberto Santos Dumont

Nesta semana, contamos um pouco da história de um dos cientistas brasileiros mais conhecidos em todo o mundo e notável Acadêmico: Alberto Santos Dumont , o "pai da aviação".

Pílulas do Centenário Ed.08 • Exposição do Centenário da Independência do Brasil

Durante as comemorações dos 100 anos da Independência do país, em 1922, a ABC expôs os minerais catalogados por José Bonifácio em solo brasileiro. No ano seguinte, o Pavilhão Tchecoslovaco, palco da exposição, se tornou a primeira sede da instituição.

Pílulas do Centenário Ed.07 • Johanna Döbereiner

Johanna Döbereiner  é uma das principais responsáveis pela lucrativa produção de soja no Brasil. Graças à sua descoberta das bactérias fixadoras de nitrogênio, os agricultores puderam substituir o adubo industrializado, reduzindo o custo final do cultivo.

Pílulas do Centenário Ed.06 • Adolpho Lutz

Apresentaremos alguns personagens de destaque que fizeram parte da história da ABC nesses 100 anos. Começaremos com o médico e sanitarista Adolpho Lutz , que estudou a esquistossomose e doenças tropicais.

Pílulas do Centenário Ed.05 • ’Sociedade’ vira ’Academia’

Cinco anos após sua fundação, a Academia Brasileira de Ciências deixava de lado a designação "Sociedade" para adotar o nome que mantém até os dias atuais.

Pílulas do Centenário Ed.04 • Os periódicos da ABC

Um ano após sua fundação, a ABC lançava seu primeiro periódico, buscando divulgar os resultados de pesquisas e difundir a ciência como ferramenta para o avanço nacional.

Pílulas do Centenário Ed.03 • Expedição a Sobral em 1919

Com cientistas brasileiros e ingleses, uma comitiva viajou ao Ceará para observar o eclipse total do sol e buscar evidências para comprovar a Teoria da Relatividade de Einstein.

Pílulas do Centenário Ed.02 • Henrique Morize, o primeiro presidente da ABC

Vindo da França aos 14 anos, Morize se formou engenheiro no Brasil e atuou de forma decisiva na valorização e ampliação da pesquisa básica no país. Esta semana, lembramos um pouco de sua trajetória.

Pílulas do Centenário Ed.01 • Fundação da Sociedade Brasileira de Ciências

Há quase 100 anos, no dia 3 de maio de 1916, na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, foi criada a entidade científica que daria origem à ABC. Conheça mais sobre essa história.


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino