Português > Atuação > Internacional


Atuação Internacional

A ABC exerce um papel fundamental no plano internacional desde o final da década de 90, quando a comunidade científica global passou a atuar de forma mais ativa no assessoramento de governos e organismos multilaterais, no que se refere ao estabelecimento de políticas, programas e projetos destinados à solução de problemas sócio-econômicos e ambientais.

Estabelecendo contatos entre si, as Academias de Ciências ao redor do mundo se tornaram protagonistas das relações internacionais, por meio da criação do InterAcademy Panel (IAP).

O conjunto de iniciativas descritas neste site evidencia a importante parceria da Academia com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) na implementação da política externa brasileira relacionada à CT&I. Em 2006 um grupo de trabalho tripartite foi criado pelo MCT, de modo que as ações da ABC no plano internacional passaram a convergir para o desenvolvimento de uma política uníssona das três organizações.

Participação em Organizações

Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS)

Criada em 1983, com o nome de Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS) e sediada em Trieste, na Itália, tem como missão promover a CT&I nos países em desenvolvimento, reunido em seus quadros os melhores cientistas dessas nações.

Conselho InterAcademias (IAC)

Entidade criada para prover aconselhamento para organizações internacionais, multinacionais e governos nacionais sobre questões de importância regional e global, promove estudos e edita publicações.

Conselho Internacional para a Ciência (ICSU)

Fundado em 1931 para promover a atividade científica internacional em benefício da humanidade, é uma das mais antigas organizações não-governamentais em todo o mundo.

Fórum de Ciência, Tecnologia e Sociedade (STS Forum)

O STS Forum reúne anualmente, no Japão, políticos, empresários, cientistas e a mídia de todo o mundo com fins de discutir os progressos da ciência e da tecnologia para o futuro da humanidade.

Fórum Mundial de Ciências (World Science Forum - WSF)

É um fórum global de diálogo sobre a Ciência, seu papel e suas responsabilidades no Século 21, realizado na Hungria a cada dois anos. Pela primeira vez fora de seu país, ocorrerá no Rio de Janeiro em 2013.

Encontros Preparatórios para o Fórum Mundial de Ciência 2013

Em função da realização do Fórum Mundial de Ciência 2013 no Rio de Janeiro, pela primeira vez fora da Hungria, sua terra natal, a ABC, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mais dez entidades da área de CT&I estabeleceram parceria para promover sete Encontros Preparatórios em diversas capitais do país.

G-Sciences

Em 2012 foi oficialmente criado o G-Sciences, originado no grupo G8+5, que reúne os líderes dos oito países mais poderosos do mundo (G8) e de cinco países emergentes de grande projeção no cenário internacional, visando debater grandes decisões no campo da política internacional.

Painel Médico InterAcademias (IAMP)

Esta é uma uma associação voluntária criada em 2000 formada pelas divisões médicas das Academias de Ciências e por Academias de Medicina, empenhadas em melhorar a saúde ao redor do mundo.

Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS)

Fundada sob o espírito do IAP em 2004, é uma rede regional de academias de ciências criada para apoiar a cooperação nas Américas, visando o fortalecimento da ciência e da tecnologia para o avanço da pesquisa, prosperidade e igualdade na região.

Rede Global de Academias de Ciências (IAP)

Denominado anteriormente Painel InterAcademias (IAP, na sigla em inglês, mantida após a mudança de nome), é uma rede de 104 academias científicas destinada a apoiar a participação de seus membros em importantes foros internacionais de CT&I.


Parcerias

Cooperação Brasil-Índia

O Acordo de Cooperação Brasil-Índia na área de Ciência e Tecnologia foi elaborado durante a primeira reunião da Comissão Mista Brasil-Índia, realizada em Nova Deli, em 2003, numa ação conjunta do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da ABC.

Encontro Lindau com Prêmios Nobel

Realizado anualmente na Alemanha, o Lindau Nobel Meetings é reconhecido em nível mundial como uma excelente oportunidade para a transferência de conhecimento entre distintas gerações de cientistas.

2010: Ano da Alemanha no Brasil

A ABC e a Leopoldina - Academia Nacional de Ciências Alemã - organizaram as atividades científicas do Ano da Alemanha no Brasil, comemorado em 2010.

2009: Ano da França no Brasil

O Ano da França no Brasil, comemorado em 2009, reuniu a ABC, a Académie des Sciences de L’Institut de France e o Collège de France na organização de sua programação científica.


Programas Científicos

International Geoscience Programme (IGCP)

O Comitê Nacional do Programa está abrigado na ABC, sendo coordenado pelos Acadêmicos Diogenes de Almeida Campos  e Gerhard Beurlen .

Programa International Goesfera - Biosfera (IGBP - Global Changes)

O Programa Internacional da Geosfera-Biosfera (IGBP) é um programa internacional sob o Conselho Internacional para a Ciência (International Council for Science - ICSU) que estabeleceu uma rede de cientistas em todo mundo para realizar pesquisas interdisciplinares sobre as Mudanças Globais e sobre o Sistema Terrestre com o objetivo de entender e fornecer respostas sobre as alterações ambientais em curso no Planeta.



Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino