Amazônia

Histórico

Em fins de 2004, fruto de uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a ABC promoveu o seminário Amazônia: Um Desafio Científico e Tecnológico. O eixo unificador da reflexão realizada neste evento foi como aprofundar o conhecimento sobre a rica biodiversidade local e as interações sócio-político-econômico-culturais, de forma a se construir alternativas para o processo de construção de um modelo de desenvolvimento econômico e social, inserido nos marcos da sustentabilidade.

A partir desta ação, a Academia promoveu, nos anos de 2005 e 2006, uma série de reuniões, em Manaus e Belém, envolvendo pesquisadores da região Norte e de outras partes do país. Estas reuniões estimularam uma mobilização, que tinha por objetivo tanto o fortalecimento de C,T&I na Amazônia, como colaborar para a elaboração de propostas de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região. Deste esforço surgiu a proposta de criação de um Instituto do Milênio para a Amazônia.

No ano de 2007, a ABC instituiu o Grupo de Estudos sobre a Amazônia. Integrado num primeiro momento pelos Acadêmicos Bertha Becker, Adalberto Val , Roberto Dall’Agnol , Carlos Nobre, Jacob Palis e Hernan Chaimovich, o grupo realizou uma série de reuniões e, em junho de 2008, apresentou à sociedade brasileira a publicação Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI - A Necessidade de uma Revolução Científica e Tecnológica. Esta publicação foi acolhida com boa repercussão na mídia e no governo, e tem sido a base de referência para a atuação da ABC nesta área desde então.

Várias foram as reuniões organizadas pela ABC para divulgar o documento e discutir suas recomendações. Em novembro de 2009, visando uma avaliação das mudanças ocorridas no cenário regional desde o lançamento do documento, a ABC promoveu em São Paulo, no Memorial da América Latina, o simpósio Amazônia: Desafios e Perspectivas da Integração Regional. Este simpósio deu início a um processo de reflexão, que acabará por gerar, num futuro próximo, uma versão atualizada do documento sobre a Amazônia.

Um dos principais desafios ora postos para o Grupo de Estudos sobre a Amazônia é fazer com que as propostas esboçadas se transformem em políticas públicas concretas. Neste sentido, em junho de 2010, o grupo organizou, em Belém, o simpósio Formação, Atração e Fixação de Recursos Humanos na Amazônia. Em julho do mesmo ano, a ABC promoveu, em Porto Velho, uma Jornada de Conferências focada no tema Ciência e Tecnologia para Rondônia e Amazônia.




Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino