Biocombustíveis

Introdução

O Grupo de Estudos sobre Biocombustíveis, coordenado pelos Acadêmicos Carlos Henrique de Brito Cruz  e João Alziro Herz da Jornada , foi criado em 2008 com o objetivo de apresentar uma avaliação geral sobre o estado da arte das pesquisas em bBiocombustível, focando em seus aspectos científicos e estabelecendo uma agenda propositiva para o tratamento da questão.

Uma meta do grupo era a elaboração de um documento que deveria enfatizar a diversidade e as especificidades locais no que se refere à capacidade de produção de combustível, particularmente o etanol de cana-de-açúcar; a possibilidade do Brasil cooperar com outros países para o desenvolvimento da produção do etanol de cana-de-açúcar, como forma de diversificar os fornecedores desse combustível no cenário internacional.

O grupo atuou em uma série de atividades, dentre as quais se destacam:

- A preparação de uma sessão especial sobre o papel da pesquisa científica na área dos biocombustíveis que ocorreu durante a Conferência Internacional sobre Biocombustível (Biofuel 2008), no dia 18/11, contou com a presença de vários especialistas do Brasil, Índia e Inglaterra.

- A elaboração da apresentação do presidente da ABC Jacob Palis na reunião de Academias do G8+5, em Roma. O grupo reúne os países mais ricos e mais cinco nações com economias emergentes (África do Sul, Brasil, China, Índia e México) - que ocorreu entre 26 e 28 de março em Roma, na Itália.

- A preparação do Seminário Internacional Scientific Issues on Biofuels em cooperação com a Intenational Academy Panel (IAP) que ocorreu entre os dias 24 e 25 de maio de 2010.


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino