Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui
 

 

ESPECIAL NACIONAL I

 
 

A hora e a vez da ciência no Brasil e no mundo

Com o tema 'Desenvolvimento sustentável global', a sexta edição do Fórum Mundial de Ciência teve início na noite de domingo, 24/11, reunindo a comunidade científica e lideranças políticas mundiais no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Leia no site da ABC

 
       
 

Desigualdade, um desafio mundial

Fórum Mundial de Ciências reúne cientistas do Brasil, China, EUA, Japão e Zimbábue para discutir caminhos de inclusão social, dado que a desigualdade é considerada o maior entrave para a sustentabilidade global.

Leia no site da ABC

 
       
 

Ações mais contundentes contra a improbidade na ciência

Apesar dos esforços recentes, o problema da má conduta na pesquisa ainda representa um risco grande à ciência e ameaça a sua credibilidade - alerta dado por especialistas no 6º Fórum Mundial de Ciência, que acontece até o dia 27, no Rio de Janeiro.

Leia no site da ABC

 
       
 

Qualidade de vida e envelhecimento: é possível conciliá-los?

Sessão temática do Fórum Mundial abordou, em 25/11, os desafios enfrentados pelo envelhecimento das populações, a partir das visões de palestrantes de quatro países diferentes.

Leia no site da ABC

 
       
 

Jovens cientistas agitam o Fórum Mundial de Ciência

Em sessão interativa, marcada por falas curtas, discussões em grupo, desenhos e performance sobre física quântica, representantes da ICoRSA e da Ways divulgaram seu trabalho e recolheram dicas de especialistas sobre como suceder no universo da pesquisa.

Leia no site da ABC

 
       
 

Mais doutores para o desenvolvimento sustentável

Matéria da Agência Fapesp destaca sessão que tratou do papel da educação superior, em especial o da Engenharia, para alcançar as metas de sustentabilidade global no 6º Fórum Mundial de Ciências, que terminou em 27/11, no Rio de Janeiro.

Leia no site da ABC

 
       
 

Brasil e América Latina lançam contribuições ao fórum mundial

MCTI, ABC e SBPC apresentaram o documento Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global: Contribuição do Brasil e a Declaração da América Latina e Caribe para o Fórum Mundial da Ciência durante o Seminário Brasil - Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade, no Rio de Janeiro.

Leia no site da ABC

 
       
 

Na ciência, um acordo de paz entre Israel e Palestina

O historiador israelense Dan Bitan e o químico palestino Hasan Dweik, que estão no Rio para o Fórum Mundial de Ciência, trabalham juntos em projetos de cooperação científica entre as duas comunidades e criaram uma amizade que supera as (muitas) discordâncias.

Leia no site da ABC

 
       
 

'Se não podemos tomar conta da natureza, ela não pode tomar conta de nós'

A geofísica e editora da revista Science, Marcia McNutt, defendeu um novo modelo de gestão de recursos naturais no segundo dia do Fórum Mundial de Ciência, que também discutiu o papel da educação científica na formação das crianças.

Leia no site da ABC

 
       
 

Aplicativo para smartphones alerta para terremoto iminente

Um aplicativo para celulares inteligentes capaz de emitir alertas de terremoto até um minuto antes de começarem os tremores, dando às pessoas o tempo para buscar abrigo, deve estar pronto em 2014, anunciaram cientistas no Fórum Mundial da Ciência.

Leia no site da ABC

 
       
 

Pesquisador destaca papel dos oceanos para a existência humana

Na opinião de José Henrique Muelbert, palestrante no Fórum Mundial de Ciência, ampliar o conhecimento sobre os oceanos é fundamental, destacou notícia do MCTI.

Leia no site da ABC

 
       
 

Um mesmo tema, pontos de vista múltiplos

Representantes da política, do poder público e do jornalismo de vários países contribuíram com a sua visão de CT&I como desencadeadores do desenvolvimento sustentável, na sessão parlamentar do Fórum Mundial de Ciência.

Leia no site da ABC

 
       
 

Educação e desigualdade na pauta da ciência global

O Brasil acaba de cumprir, com sucesso, o compromisso que assumiu ao decidir deslocar de hemisfério um dos mais importantes eventos científicos do mundo: realizar um Fórum Mundial de Ciência de fato global, com espaço para o debate de questões básicas de desenvolvimento humano e social.

Leia no site da ABC

 
       
       
 
 

 

Veja aqui os próximos eventos da ABC

Evento: Workshop Brasileiro-Dinamarquês sobre Biorrefinaria
Data: 2 e 3 de dezembro
Local: Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/CNPEM)

Evento: Simpósio sobre Produção de Vacinas no Brasil: Problemas, Perspectivas e Desafios Estratégicos
Data: 16 e 17 de dezembro
Local: Sede da ABC

Agenda ABC 2013

 
 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Diretor de Arte: Pedro Armando
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |