Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

CIÊNCIA NA MÍDIA
Paleontólogos do Museu Nacional apresentam ovos de pterossauro descobertos na China

Grupo conta com a participação do Acadêmico e pesquisador do Museu Nacional da UFRJ Alexander Kellner. Descoberta é considerada uma das mais importantes da área.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
Acadêmico lança primeiro livro da Rede Nacional de Ciência para Educação

A obra "Ciência para Educação - Uma ponte entre dois mundos" tem Roberto Lent como um dos organizadores. O lançamento acontece no Rio e em São Paulo.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Corte no orçamento do Inpe ameaça satélites e monitoramento da Amazônia

A matéria publicada no Jornal O Estado de São Paulo afirma que o orçamento real do instituto encolheu quase 70% nos últimos sete anos; dispositivo feito em parceria com a China corre risco de ficar pronto e não chegar ao espaço

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Impacto político das notícias falsas

Confira o artigo do Acadêmico Virgílio Augusto Fernandes Almeida , publicado na edição de 23 de novembro do jornal Valor Econômico. No texto, ele fala sobre propaganda eleitoral na internet.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Bioinformática é tema do “USP Analisa”

O Acadêmico Helder Nakaya, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, explica, em entrevista ao Jornal da USP, que a bioinformática, nova área do conhecimento, é usada para analisar grande quantidade de dados biológicos.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Entidades científicas apresentam proposta para o PLOA 2018

Documento produzido pela ABC e instituições científicas sugere mudanças no orçamento do MCTIC. Entidades defendem que recurso adequado para a pasta é crucial para fazer a economia do país voltar a crescer nos próximos anos.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
PL do Fundo Social entra em tramitação final na Câmara

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei de autoria do deputado federal Celso Pansera (PMDB/RJ). Texto segue ainda para outras duas comissões.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
CCT aprova fim do contingenciamento para inovação e tecnologia

O projeto determina que, além das despesas com serviço da dívida pública, não poderão ser objeto de cortes orçamentários os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Jorge Viana alerta para consequência dos cortes nas áreas de ciência e tecnologia

"Talvez o Brasil ainda não tenha a dimensão do que significa aquela maldita proposta de emenda do teto de gasto", ressaltou o senador, em referência à redução aprovada pelo governo.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Reunião de cientistas no Vaticano gerou forte alerta

Em reunião que teve participação do presidente da ABC e Acadêmicos, foi elaborado documento recomendando atenção à fuga de cérebros dos países latino-americanos, em função da falta de visão dos governos regionais quanto à importância do investimento em ciência para inserção global e autonomia dos países em questão.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Confies e CGU assinam termo de entendimento

Documento torna mais ágil o controle das Fundações de Apoio às instituições de pesquisa. Assinatura foi feita durante a cerimônia de abertura do 35º Encontro Nacional do Confies, na quarta-feira, 29 de novembro, em Maceió.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Pesquisadores traçam cenário favorável para o agronegócio brasileiro

Panorama foi desenhado em audiência pública da CRA e registrada pelo Senado Notícias. O diretor da ABC, Elibio Rech , destacou o potencial de desenvolvimento da produção agrícola brasileira em áreas de pastagens degradadas.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Acadêmico é eleito diretor do IFSC/USP

Vanderlei Salvador Bagnato foi eleito para o cargo no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo por maioria absoluta dos votos. O mandato dele vai de 2018 a 2022.

Leia no site da ABC

PRÊMIOS E HOMENAGENS
Ex-presidente da ABC recebe único título de doutor honoris causa pela UFPR

Aos 77 anos, o matemático Jacob Palis foi homenageado na última sexta-feira, 24 de novembro, na Universidade Federal do Paraná.

Leia no site da ABC

PRÊMIOS E HOMENAGENS
Acadêmico é homenageado pelo Consulado do Canadá

Professor da PUC-Rio, Carlos José Pereira de Lucena vai receber a medalha Nobres Parcerias, em celebração aos 150 anos do Canada, no próximo dia 7 de dezembro.

Leia no site da ABC

PRÊMIOS E HOMENAGENS
Acadêmico é homenageado nos Estados Unidos

A Sociedade Entomológica da América entregou ao engenheiro agrônomo Carlos Holger Wenzel Flechtmann uma placa de agradecimento pela contribuição científica ao campo da Moderna Acarologia Latino-americana.

Leia no site da ABC

 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |