Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

POLÍTICA DE CT&I
Governo vai criar fundo privado para financiar pesquisa e inovação

Notícia da Folha de S. Paulo diz que ABC participará da administração dos recursos, mas a Diretoria esclarece que ainda não recebeu nenhuma informação oficial sobre o assunto, e que se manifestará quando da notificação.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Governo propõe 25% de corte no orçamento de ciência e tecnologia para 2018

Matéria de Herton Escobar para o Estadão com depoimentos de Acadêmicos aponta que redução agravaria ainda mais o quadro de penúria da ciência nacional, comprometendo o funcionamento de todas as instituições federais de pesquisa e desenvolvimento.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Cinco capitais marcham em defesa do orçamento para C&T

Rio de Janeiro, São Luís, Curitiba, Natal e Belo Horizonte realizaram no fim semana uma nova edição da Marcha Pela Ciência no Brasil. Presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira diz que as manifestações devem continuar até que o cenário de cortes drásticos para C&T seja revertido.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
FAPs terão ações conjuntas voltadas à ciência e à inovação

A proposta, com validade de cinco anos, foi apresentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo durante o Fórum do Conselho Nacional das FAPs (Confap), realizado em Goiânia nos dias 8 a 10 de novembro.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Impa enfrenta desafio de fazer mais com ainda menos recursos

O Acadêmico Marcelo Viana, diretor da instituição que é referência internacional, diz em entrevista ao jornal O Globo que o Instituto de Matemática Pura e Aplicada teve o orçamento para 2018 cortado à metade em relação ao que estava originalmente previsto para 2017.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Mistérios da matemática: Acadêmico Marcelo Viana participa de série do JN

O Jornal Nacional (JN), transmitido pela Rede Globo, iniciou série que pretende explicar a importância e as curiosidades escondidas no estudo da matemática.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
A crise e o risco de uma paralisação na ciência brasileira

Em matéria para a plataforma Macau, jornal chinês, o vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, João Fernando Gomes de Oliveira , fala sobre a situação política e econômica do país que afeta gravemente a ciência.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
#MinhaCienciaEmUmTweet

O movimento internacional #MyOneScienceTweet e #WhyMyScience, iniciado na quinta-feira, 9 de novembro, ganhou versão brasileira. Aqui, a iniciativa partiu do Instituto Serrapilheira e já teve adesão de mais de 4 mil cientistas.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Em busca de um mundo melhor

O neurocientista Stevens Rehen, ex-membro afiliado da ABC (2007-2013), foi um dos palestrantes do evento "TripTransformadores: Cápsula do tempo", que aconteceu na quinta-feira, 9 de novembro. A iniciativa visa criar um mundo mais inteligente, humano e equilibrado.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Apoio à pesquisa vem de 'reality show acadêmico'

Professor de Medicina da UFRGS, Christian Kieling ganhou cerca de R$ 4,3 milhões em disputa entre cientistas, em Londres. Ele pesquisa depressão em jovens. O Acadêmico Paulo Artaxo Netto comentou a vitória do pesquisador.

Leia no site da ABC

PRÊMIOS E HOMENAGENS
Acadêmico Jairton Dupont é eleito Doutor Honoris Causa da Universidade de Murcia

O título foi dado ao químico em reconhecimento ao seu trabalho pioneiro na área da química verde, dentre outras pesquisas de relevância.

Leia no site da ABC

PRÊMIOS E HOMENAGENS
Acadêmica recebe prêmio "Professor Otto Gottlieb” de 2017

Vanderlan da Silva Bolzani foi agraciada com a premiação, que reconhece pesquisadores brasileiros da área de química de produtos naturais. A cerimônia aconteceu em 8 de novembro.

Leia no site da ABC

EVENTOS CIENTÍFICOS
UFRGS promove Seminário em Neurociências

O encontro acontece nos dias 20 e 21 de novembro, no Auditório Mario Rigatto, na Faculdade de Medicina da universidade. O evento é organizado pelo membro afiliado da ABC (2012-2017) Marcelo de Oliveira Dietrich.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |