Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

SCIAM: CIÊNCIA E SOCIEDADE
Abertura do I Seminário Internacional Scientific American Brasil Ciência e Sociedade

Evento discute temas polêmicos e necessários no momento que estamos vivendo. A quem interessa o descrédito da ciência? Quais os interesses políticos e econômicos por trás do negacionismo científico? Quais os riscos para a democracia que eles embutem? Saiba como os treze debatedores se posicionaram quanto às questões colocadas.

Leia no site da ABC

SCIAM: CIÊNCIA E SOCIEDADE
Quem tem medo do pensamento científico?

Para responder a essa pergunta polêmica, a Scientific American Brasil reuniu o psicólogo, escritor e historiador da ciência norte-americano Michael Shermer; o biólogo, arqueólogo e antropólogo Walter Neves, da USP; e o físico e Acadêmico Paulo Artaxo , membro do IPCC, professor da USP e um dos pesquisadores brasileiros mais citados no mundo.

Leia no site da ABC

SCIAM: CIÊNCIA E SOCIEDADE
A ciência que não se afirma

A segunda sessão do I Seminário Internacional Scientific American Brasil: Ciência e Sociedade já trazia a polêmica no título e reuniu para o debate os Acadêmicos Helena Nader , da Unifesp; Jefferson Cardia Simões , da UFRGS e Fernando de Castro Reinach , ex-professor da USP e colunista do Estadão, além da diretora do CIB, Adriana Brondani.

Leia no site da ABC

SCIAM: CIÊNCIA E SOCIEDADE
Ciência e mídia: exemplos inspiradores

Simpósio da Scientific American reuniu jornalistas de ciência com experiências diversas: Álvaro Pereira Jr, do Fantástico; Alexandra de Almeida, da Pesquisa Fapesp; Mônica Teixeira, do Canal USP; Herton Escobar, do Estadão; Natália Pasternak, do Pint of Science e o youtuber Pirula.

Leia no site da ABC



Cientistas levam ‘Carta aos Parlamentares Brasileiros’ ao Congresso

Mais de 40 entidades científicas e acadêmicas de todo o país estão em Brasília e realizam ato público para pressionar o governo a aumentar o orçamento previsto para 2018. Eles também reivindicam o descontingenciamento de recursos de 2017 para ciência, tecnologia e educação pública superior.

Leia no site da ABC

Marcha pela Ciência reúne cerca de mil pessoas na Avenida Paulista

Pela terceira vez no ano, pesquisadores e estudantes protestaram contra os cortes no orçamento do MCTIC. A pasta deve receber este ano apenas 20% do necessário para fechar as contas. Confira a cobertura realizada pelo Estadão e pela Folha de SP.

Leia no site da ABC

Ciência enfrenta crise de legitimidade em âmbito mundial

Matéria da Agência Fapesp comenta debate promovido pelo jornal Folha de São Paulo, o Acadêmico e diretor científico da Fapesp Carlos Henrique de Brito Cruz fala sobre a crise de legitimidade da ciência no quadro atual do país e do mundo.

Leia no site da ABC

Parceria academia, empresa e governo em CT&I é tema de seminário

O IV Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil será realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, nos dias 30 e 31 de outubro. Inscrições gratuitas.

Leia no site da ABC

UFRGS promove Seminário em Neurociências

O encontro acontece nos dias 20 e 21 de novembro, no Auditório Mario Rigatto, na Faculdade de Medicina da universidade. O evento é organizado pelo membro afiliado da ABC Marcelo de Oliveira Dietrich .

Leia no site da ABC

A mineração sob nova ótica

Em artigo publicado no Diário de Cuiabá, o engenheiro, geólogo e superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) de Mato Grosso Serafim Melo cita o livro da ABC "Recursos Minerais no Brasil – Problemas e Desafios".

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |