Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

ESPECIAL: Novos Membros Afiliados da Regional Norte



Simpósio e Diplomação dos Novos Membros Afiliados da Regional Norte

Cinco novos cientistas da região Norte passaram a compor o quadro da ABC para os anos de 2017 a 2021. A cerimônia de diplomação e as apresentações dos Acadêmicos e convidados aconteceram no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Leia no site da ABC

Arboviroses emergentes no Brasil

Em conferência no Simpósio e Diplomação dos Novos Membros Afiliados da ABC da regional Norte, o Acadêmico e diretor do Instituto Evandro Chagas Pedro Fernando da Costa Vasconcelos e outros pesquisadores do IEC falaram sobre os vírus e as epidemias no Brasil.

Leia no site da ABC

Amante de répteis e anfíbios

Pesquisadora do Inpa e uma das sete vencedoras do prêmio ABC-L’Oréal-Unesco "Para Mulheres na Ciência" 2016, a bióloga Fernanda de Pinho Werneck sempre teve grande afinidade pelo estudo da natureza. Mas foi numa pesquisa de campo na floresta amazônica e no cerrado que ela encontrou a sua paixão: a herpetologia.

Leia no site da ABC

Na matemática, a saída para uma vida melhor

Do balcão da sorveteria da família para o Exército brasileiro, até o pós-doutorado nos Estados Unidos. Dedicação e perseverança conduziram José Nazareno Vieira Gomes pelo caminho das ciências matemáticas. Professor da Ufma, ele faz pesquisa em geometria diferencial.

Leia no site da ABC

Cultivando café, colhendo conhecimento

Por entre as lavouras da família no Paraná e depois em Mato Grosso, José Júlio de Toledo viu nascer o interesse pelo estudo das plantas e animais. Biólogo de formação, especializado em ecologia, ele hoje pesquisa e leciona na Unifap.

Leia no site da ABC

Ciência e tradição amazônica juntas

Professora da UFPA, a química Joyce Kelly do Rosário da Silva pesquisa as plantas aromáticas e seus óleos essenciais, um conhecimento transmitido por gerações e que está no dia a dia dos moradores da Região Amazônica.

Leia no site da ABC

Combatendo as doenças negligenciadas

O bioquímico Wuelton Monteiro é pesquisador da Universidade Estadual do Amazonas. Ele estuda doenças negligenciadas, como a malária, e atua em acidentes com animais peçonhentos.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

SETEMBRO

27ª Sessão Ordinária da ABC em Recife
Data: 15 de setembro | UFPE

Simpósio Preparatório Brasil/França sobre Biodiversidade
Data: 19 a 21 de setembro | Museu do Amanhã e ABC

Encontro Academia-Empresa: Fármacos
Data: 26 de setembro | Cienp (SC)

OUTUBRO

Emprego do futuro
Data: 30 de outubro | ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |