Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

Convidado para o Simpósio da ABC fala sobre extinção da Renca

O biólogo norte-americano Thomas Lovejoy concedeu entrevista à Folha de SP sobre a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados. Ele abrirá o evento da ABC sobre biodiversidade, no dia 19 de setembro, no Museu do Amanhã.

Leia no site da ABC

Presidente da ABC em entrevista na Globo News

O físico Luiz Davidovich falou ao jornalista Roberto D’Avila sobre a falta de investimentos na ciência brasileira. Ele ressaltou que, exatamente por causa da crise global, países desenvolvidos têm aumentado o orçamento para pesquisa.

Leia no site da ABC

Sem verba, institutos nacionais de pesquisa correm risco de fechar

Presidente da ABC e Acadêmico Ronald Shellard, presidente do CBPF, dentre outros cientistas, falam à Folha de S.Paulo sobre a dimensão da crise da ciência e apontam erro grave: ciência é investimento e não gasto.

Leia no site da ABC

Crise ameaça maior obra da ciência brasileira

Sem recursos para chegar até o fim do ano, tanto o acelerador de partículas Sirius quanto o CNPEM podem paralisar atividades por falta de dinheiro. Ministério da Ciência e Tecnologia também está quebrado, com quase 90% do seu orçamento já comprometido

Leia no site da ABC

Artigos de resistência à crise na ciência

A edição de agosto da revista Eco 21 selecionou dois artigos de Acadêmicos que denunciam o descaso com a ciência brasileira.

Leia no site da ABC

Os “olhos” da ciência - vidros são sólidos ou líquidos?

Em artigo publicado no "Journal of Non-Crystalline Solids", o membro titular da ABC Edgar Dutra Zanotto traz uma redefinição dos materiais vítreos. Ele assina o texto com John C. Mauro, da Corning Incorporated.

Leia no site da ABC

A Marinha e o Programa Nuclear

Confira o comentário dos Acadêmicos Carlos Aragão e Renato Cotta , consultores técnicos da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, sobre o programa nuclear conduzido pela Força Naval.

Leia no site da ABC

ABC participa de reunião do Programa de Águas de Ianas

A Rede Interamericana de Academias de Ciências promoveu o encontro em Ottawa, no Canadá, que contou com a participação de 21 países. A ABC foi representada pelo Acadêmico Carlos Eduardo de Matos Bicudo e pelo assessor técnico Marcos Cortesão.

Leia no site da ABC

Yvonne Primerano Mascarenhas: a senhora dos cristais

Em entrevista para a Revista Fapesp, a física e Acadêmica, homenageada em congresso mundial de química, fala sobre sua pesquisa, iniciada na década de 1960, em estruturas moleculares por meio de difração de raios X.

Leia no site da ABC

Revista publica perfil do Acadêmico José Tundisi

Em homenagem ao Dia do Biólogo, comemorado em 3 de setembro, a Veja fez uma matéria especial com o membro titular da ABC, que coordena o grupo de estudos sobre recursos hídricos. Confira a íntegra.

Leia no site da ABC

Eleições sob ataques digitais

Confira o artigo assinado pelo Acadêmico Virgilio Almeida e publicado na edição de 25 de agosto do jornal Valor Econômico.

Leia no site da ABC

USP adota exame internacional para seleção na pós-graduação

Os Acadêmicos Marco Antonio Zago , reitor da USP, e Eduardo Moacyr Krieger , vice-presidente da Fapesp e ex-presidente da ABC (1993-2007) assinaram memorando de entendimento para adoção do Graduate Record Examination.

Leia no site da ABC

Bastidores da ciência sob análise

O Núcleo de Estudos Avançados do IOC, coordenado pelo Acadêmico Renato Cordeiro, retomou as atividades no dia 1º de setembro com um debate sobre o perfil do cientista, o assédio na ciência e o papel da imprensa na divulgação científica.

Leia no site da ABC

Inca promove encontro em comemoração aos 80 anos

No dia 12 setembro, o Instituto Nacional do Câncer organiza o Encontro Internacional de Pesquisa em Oncologia. A ABC será representada pela vice-presidente da Regional Rio, Lucia Mendonça Previato .

Leia no site da ABC

Prêmio Vale-Capes 2017 nomeará pesquisadores na área de Tecnologia e Inovação

A premiação vai contemplar um pesquisador jovem, de até 35 anos, e um pesquisador emérito, pelo conjunto da obra de sua atuação científica. As inscrições ficam abertas até 26 de setembro.

Leia no site da ABC

Global Young Academy: chamada para novos membros

As inscrições para a GYA vão de 11 a 24 de setembro. Para se candidatar, é preciso ser jovem doutor e atuar com pesquisa nas áreas de ciências exatas e naturais, medicina, engenharia, ciências sociais, artes e humanidades.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

SETEMBRO

27ª Sessão Ordinária da ABC em Recife
Data: 15 de setembro | UFPE

Simpósio Preparatório Brasil/França sobre Biodiversidade
Data: 19 a 21 de setembro | Museu do Amanhã e ABC

Encontro Academia-Empresa: Fármacos
Data: 26 de setembro | Cienp (SC)

OUTUBRO

Emprego do futuro
Data: 30 de outubro | ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |