Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

ABC e SBPC pedem que governo libere com urgência recursos para o CNPq

Em carta ao ministro Gilberto Kassab, as entidades alertam para a situação extremamente preocupante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pedem máximo empenho junto à Presidência da República e ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para o urgente descontingenciamento dos recursos para o órgão.

Leia no site da ABC

’Pesquisa antártica brasileira está à beira do colapso’, afirma Acadêmico

Leia a matéria do Valor Econômico em que o glaciologista e Acadêmico Jefferson Cardia Simões denuncia a situação de abandono da ciência brasileira na Antártica, onde a última estação pegou fogo em 2012.

Leia no site da ABC

Proposta de extinção da Unila é “retrocesso inominável”, diz ex-reitor

Ex-presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal de Integração Latino-Americana e ex-reitor da instituição, o Acadêmico Helgio Trindade concedeu entrevista ao portal Sul21.

Leia no site da ABC

O futuro do Brasil está ameaçado

Em artigo para o Blog da Política Brasileira, O Acadêmico Isaac Roitman discorre sobre o quadro político e econômico do Brasill, seguranças, incertezas e o futuro de um país que vem sofrendo consecutivas negligências na gestão.

Leia no site da ABC

Brasília ganha "Tesourômetro do Conhecimento"

Depois de ser instalado no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, o painel eletrônico que denuncia os cortes de recursos para C&T e educação chega ao Distrito Federal. A inauguração acontece na quarta-feira, 9 de agosto.

Leia no site da ABC

Novo presidente da Andifes fala sobre a situação das universidades federais

Em entrevista à Rede Brasil Atual, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, conclama a sociedade a se juntar à comunidade acadêmica na luta em defesa das instituições de ensino e pesquisa.

Leia no site da ABC

Membro titular recebe prêmio da Unesco

O médico Ivan Izquierdo foi premiado em função de suas pesquisas que elucidaram os mecanismos da memória. A cerimônia de entrega está marcada para acontecer em dezembro, na África.

Leia no site da ABC

Sai a lista das vencedoras do "Para Mulheres na Ciência" 2017

ABC, L’Oréal e Unesco divulgam os nomes das sete vencedoras da 12ª edição do programa. Mais de 70 cientistas brasileiras já foram contempladas com a premiação, criada em 2006. Confira o perfil das selecionadas.

Leia no site da ABC

ABC está em matéria na Revista Finep

Reportagem de capa sobre os 50 anos da financiadora de projetos traz declarações do presidente da Academia, Luiz Davidovich . O professor ressalta o papel essencial da Finep na estruturação do conhecimento científico.

Leia no site da ABC

Pesquisadores do INNT se encontram em 4ª Reunião Anual

Principal evento do ano do Instituto Nacional de Neurociência Translacional, coordenado pelo Acadêmico Roberto Lent , acontece nos dias 7 e 8 de agosto, no Rio de Janeiro. Cientistas de todo o Brasil vão debater suas pesquisas e discutir o financiamento em tempos de crise.

Leia no site da ABC

Workshop sobre ética na prática das ciências químicas e bioquímicas

Voltado a jovens doutores, o encontro acontece na Itália, nos dias 12 a 15 de setembro. A organização é da TWAS e do IAP, em parceria com a Organização para Proibição de Armas Químicas.

Leia no site da ABC

USP sedia encontro geral da IUPAP

O evento mundial será realizado nos dias 8 a 13 de outubro. Um workshop especial sobre novos desafios em física pura e aplicada também vai acompanhar o encontro.

Leia no site da ABC

Instituto privado de apoio à ciência investe na ousadia e na diversidade

O Vice-presidente regional de São Paulo da ABC e membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Oswaldo Luiz Alves , deu entrevista para o Jornal da Unicamp fazendo uma análise sobre o novo órgão de fomento à ciência.

Leia no site da ABC

Seleção aberta para novo diretor do Observatório Nacional

Os interessados em concorrer à vaga têm até o dia 25 de agosto para encaminhar a documentação exigida, por e-mail e em papel, ao presidente do comitê, Reinaldo Ramos de Carvalho.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |