Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

Presidente da ABC em Brasília nas atividades em prol de C&T

Luiz Davidovich convoca membros da comunidade científica, especialmente Acadêmicos residentes em Brasília, para que o acompanhem nas atividades planejadas para os dias 11 e 12 de julho em defesa da C&T em nosso país.

Leia no site da ABC

Ex-presidente da ABC ganha homenagem da França

O matemático Jacob Palis foi agraciado com a condecoração de Oficial da Ordem da Legião de Honra pelo Governo da França.

Leia no site da ABC

Davidovich fala à Vale sobre a divulgação científica no Brasil

O presidente da ABC participou de uma entrevista para o Podcast Vale, novo canal de comunicação da empresa de mineração. Ouça aqui.

Leia no site da ABC

Acadêmico recebe Prêmio Ramanujan 2017 para jovens matemáticos

Eduardo Teixeira foi premiado pelo Abdus Salam Internacional Centre for Theoretical Physics (ICTP) por seu trabalho em Análise e Equações Diferenciais Parciais, realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Leia no site da ABC

Acadêmico recebe prêmio "Space Weather" da AGU

Premiação da American Geophysical Union foi concedida ao físico e pesquisador do Inpe Walter Gonzalez. O membro titular da ABC é um dos colaboradores do Projeto de Ciência para o Brasil.

Leia no site da ABC

Acadêmico fala da adoção das cotas na Universidade de São Paulo

Reitor da universidade, Marco Antonio Zago é um dos entrevistados na reportagem publicada na edição de 6 de julho do jornal O Globo. Confira a matéria.

Leia no site da ABC

De olho nos investimentos em ciência e tecnologia no Brasil

Confira o artigo do Acadêmico Luiz Antonio Barreto de Castro , publicado no blog "trade secrets" da Nature Biotechnology. No texto, o pesquisador convoca a iniciativa privada a participar dos investimentos em P,D&I no Brasil.

Leia no site da ABC

O futuro digital e as desigualdades do presente

O Acadêmico Virgilio Almeida assina com o professor da Escola de Direito da Uerj Danilo Doneda artigo no jornal Valor Econômico, onde analisam como os avanços proporcionados pela Internet podem vir acompanhados de novas formas de concentração de riqueza.

Leia no site da ABC

ABC e Academia de Ciências da Alemanha lançam estudo sobre gestão da água em áreas urbanas

Intitulado Como queremos viver amanhã? - Perspectivas na gestão de águas em regiões urbanas, a publicação é o resultado das discussões desenvolvidas por um grupo de 26 jovens cientistas do Brasil e da Alemanha durante workshop realizado em 2016.

Leia no site da ABC

ABC participa de Simpósio promovido pela Academia de Medicina

A ANM realizou, nos dias 29 e 30 de junho, o Simpósio “Falta de Reprodutibilidade em Pesquisa Biomédica: uma ameaça real à Ciência”. A ABC esteve no evento, representada pelo presidente Luiz Davidovich e o vice-presidente da Região Sul, João Batista Calixto .

Leia no site da ABC

Programa ABC na Educação Científica oferece workshop no Chile

Projeto ligado à ABC e que surgiu da cooperação com a Academia de Ciências Francesa esteve em Santiago, em junho. Convite veio do Ministério da Educação do Chile, que promoveu congresso sobre educação científica.

Leia no site da ABC

Artigo de membro afiliado da Regional Rio da ABC na PLOS Genetics

Professor e diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental da UFRJ, Rodrigo Nunes da Fonseca conseguiu que sua pesquisa fosse divulgada em uma das melhores revistas na área de genética.

Leia no site da ABC

Instituto Serrapilheira lança seu 1º edital no dia 19 de julho

Instituição privada de apoio à ciência vai abrir a primeira chamada para projetos de pesquisa em uma reunião, que acontecerá durante a 69ª Reunião Anual da SBPC, em Belo Horizonte.

Leia no site da ABC

Unicamp abre inscrições para curso de extensão em Proteômica

A qualificação é voltada a alunos de graduação e pós-graduação nas áreas biológicas, da saúde e tecnológicas. Membro afiliado da ABC, Daniel Martins-de-Souza é o coordenador do curso.

Leia no site da ABC

UFPA realiza II Simpósio Norte-Nordeste de Bioinformática

Evento acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto e visa a troca e consolidação do conhecimento da bioinformática. O encontro é coordenado pela ex-afiliada da ABC (2008 a 2012), a professora Ândrea Ribeiro dos Santos.

Leia no site da ABC

Unifesp realiza curso em Fisiologia e Tecnologia óptica

Acadêmico Rubens Belfort Jr. integra a equipe de docentes do curso. A capacitação começa em julho e vai até outubro deste ano. As inscrições estão abertas e terminam em 10 de julho.

Leia no site da ABC

Prêmio jovens mulheres cientistas de países em desenvolvimento

A Fundação OWSD-Elsevier acaba de abrir chamada para indicação de nomes de pesquisadoras de excelência nas áreas de química, matemática e física. As sugestões para a premiação serão aceitas até o dia 15 de setembro.

Leia no site da ABC

Evento na Alemanha leva cinco cientistas para encontro com ganhadores do Nobel

Nesta semana, 420 jovens cientistas de 78 países, incluindo cinco brasileiros, tiveram a oportunidade de discutir os avanços da ciência no mundo com 28 ganhadores do Prêmio Nobel. É o "Lindau Nobel Laureate Meetings".

Leia no site da ABC

Programa de investimento em startups inovadoras

O Parque Tecnológico da UFRJ recebe no próximo 14 de julho a Finep, para uma apresentação especial sobre a linha de fomento Finep Startup. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |