Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

Elsevier lança, na ABC, relatório sobre a presença de mulheres na ciência

O evento recebeu representantes das áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação para discutir a presença feminina nos diferentes setores.

Leia no site da ABC

Integrar para inovar

Em encontro na sede da Abiquim em SP, no dia 12 de junho, empresários, pesquisadores e agentes de instituições de fomento debateram propostas para ampliar os investimentos e a participação do setor químico no PIB brasileiro.

Leia no site da ABC

Pesquisadores se unem em defesa do "Conhecimento sem cortes"

Cientistas, professores e estudantes se reuniram em 22 de junho, na Casa da Ciência/UFRJ, para lançar a campanha, cuja meta é compreender os impactos da redução de recursos promovidos pelo governo e ampliar a mobilização em defesa da ciência brasileira.

Leia no site da ABC

Presidente da ABC em notícia da CBN

"Saídas para o Rio", série de reportagens produzidas pela rádio, traz entrevista com o físico Luiz Davidovich . Ele ressalta o potencial econômico do estado e a saída através do casamento entre as universidades e os setores produtivos.

Leia no site da ABC

Crise afugenta cientistas e transfere pesquisas do Brasil: "Na penúria"

Depoimentos dos Acadêmicos Sérgio Teixeira Ferreira , da presidente da SBPC e do presidente da ABC à UOL denunciam a falta de recursos e suas consequências nefastas para o país.

Leia no site da ABC

Hidrelétricas causam danos irreversíveis na Amazônia

Matéria do portal SciDev.Net repercute dados de estudo produzido por especialistas de dez universidades de diferentes partes do mundo, inclusive o Acadêmico Adalberto Val , e aponta para a vulnerabilidade ambiental de represas na Amazônia.

Leia no site da ABC

Acadêmico critica a falta de atenção dada à ciência

Em artigo para o Jornal da Ciência, o Acadêmico Adalberto Val analisa a perda de posição e do respeito conquistados pela ciência brasileira, em função da crise que tem desarticulado laboratórios e comprometido a capacitação em nível de pós-graduação.

Leia no site da ABC

ABC pede mais recursos para pesquisa em petróleo e gás

A Academia e outras instituições representantes da comunidade científica enviaram carta ao ministro Kassab pedindo sua intervenção junto à ANP para aumentar os recursos destinados aos centros de pesquisa da área.

Leia no site da ABC

S.O.S CIÊNCIA

Confira o artigo do Acadêmico Isaac Roitman , publicado no blog da Política Brasileira, em 14 de junho. No texto, Roitman faz uma crítica ao atual momento de retrocesso no desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.

Leia no site da ABC

Cientistas da UFRJ descobrem um caminho para deter o mal de Alzheimer

Em matéria do jornal O Globo, cientistas - dentre os quais ex-afiliados e um membro titular da ABC - descrevem a pesquisa que, até o momento, foi capaz de identificar um refreamento na perda de funções cerebrais em animais acometidos com a doença.

Leia no site da ABC

Laboratório de inovação e empreendedorismo da Poli-USP entra em rede internacional

INOVALAB@POLI acaba de integrar a rede Design Factory Global Network, liderada por reconhecido laboratório finlandês, em cerimônia realizada em 20 de junho, com a presença do reitor da USP e Acadêmico Marco Antonio Zago.

Leia no site da ABC

Membro titular da ABC, Eliete Bouskela ganha homenagem

Os 40 anos de dedicação ao ensino e à pesquisa na Uerj renderam à diretora de tecnologia da Faperj, Eliete Bouskela , o Prêmio de Iniciação Científica. A cerimônia será realizada no dia 12 de julho, às 14h, na Capela Ecumênica da universidade.

Leia no site da ABC

Professor da Universidade Federal do Alagoas é escolhido técnico da IMO

Membro afiliado à ABC no período de 2007 a 2012, Krerley Oliveira, professor da Ufal, foi indicado técnico da seleção brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática que acontecerá pela primeira vez no Brasil (RJ) entre os dias 17 e 23 de julho.

Leia no site da ABC

UFRGS realiza o Happy Science Hour

Inspirado no Pint of Science, o evento é promovido por alunos da graduação e pós-graduação da universidade. A ideia é comunicar ciência de forma descontraída e informativa, fora do ambiente acadêmico. A série de três encontros tem a próxima edição marcada para 11 de julho e vai trazer estudos que tenham como tema "esportes".

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |