Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

Repúdio das comunidades científica, acadêmica e empresarial à posição do MPOG contra emenda nº 85 da Constituição

A ABC, a SBPC e outras oito instituições assinaram carta enviada ao governo onde afirmam que a posição do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, contrária à flexibilização no uso de recursos em atividades de CT&I, desrespeita a Constituição Federal e impede o avanço do país. 

Leia no site da ABC

A derrocada da ciência brasileira

Matéria publicada na Revista Brasileiros traz um panorama da crise na ciência brasileira e destaca as controvérsias. A reportagem conta com depoimentos dos presidentes da ABC e SPBC, Luiz Davidovich e Helena Nader.

Leia no site da ABC

Renato Cotta é premiado pelo ICHMT

O Acadêmico e sua equipe receberam o prêmio Hartnett-Irvine, pelo estudo realizado com tubos de Pitot, instrumentos para medida de velocidade em aeronaves. Eles desenvolveram um sistema que auxilia na previsão do comportamento térmico dos sensores em condições adversas de clima durante o voo.

Leia no site da ABC

Roberto Lent: especialista em conexões

Em entrevista à revista Pesquisa Fapesp, o Acadêmico e neurocientista fala sobre a versátil comunicação entre os neurônios. Ele propõe estratégias de uso da ciência para melhorar o ensino e a aprendizagem.

Leia no site da ABC

Tecnologia da Unicamp reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Vice-presidente regional da ABC-SP, Oswaldo Luiz Alves é um dos autores da patente do procedimento que utiliza nanomedicina para levar os medicamentos usados na quimioterapia diretamente às células cancerígenas do paciente.

Leia no site da ABC

Edgar Zanotto: os estudos com materiais vítreos e a ciência no Brasil

Confira a entrevista do Acadêmico concedida ao programa Paideia, do canal de divulgação científica do Certev/UFSCar. Zanotto falou sobre as aplicações dos vidros, os avanços das pesquisas na área e as perspectivas para a ciência com o Instituto Serrapilheira.  

Leia no site da ABC

Vírus da zika já circulava pelo Brasil em 2013, mostra pesquisa

Matéria do jornal O Globo, publicada em 25 de maio, dá destaque à pesquisa sobre a evolução e dispersão do vírus da zika. O estudo, divulgado na "Nature", tem como um dos autores o Acadêmico Thiago Moreno.

Leia no site da ABC

Stevens Rehen fala sobre uso de minicérebros no estudo de drogas psicodélicas

O jornalista Pedro Bial entrevistou o neurocientista, que foi membro afiliado da ABC entre 2008 e 2012, em seu programa "Conversa com Bial", exibido na TV Globo no dia 30 de maio.

Leia no site da ABC

IAP busca indicações de médicos para workshop em Berlim

O Painel InterAcademias convidou a ABC a indicar pesquisadores das áreas de educação médica, saúde pública, políticas de saúde e gestão de serviços de saúde para participarem do "7º IAP for Health Young Physician Leaders Programme". O encontro será no mês de outubro, em Berlim.

Leia no site da ABC

Curso sobre gestão das águas reúne especialistas internacionais

Foram prorrogadas para até o dia 15 de junho as inscrições de candidatos ao Curso Internacional de Gestão Integrada de Recursos Hídricos. São 40 vagas para o workshop gratuito na USP de São Carlos, de 1 a 15 de setembro.  

Leia no site da ABC

Ianas discute ações para incentivar mulheres cientistas nas Américas

A Rede Interamericana de Academias de Ciências realizou em março a reunião anual do Grupo de Trabalho sobre Mulheres para a Ciência. A ABC foi representada pela diretora Marcia Barbosa e teve aceita proposta de criação de um portal para atrair jovens cientistas.

Leia no site da ABC

\

Coppe/UFRJ recebe Luis Carlos Bresser-Pereira no "Ciclo Brasil e suas Perspectivas"

Instituto dirigido pelo Acadêmico Edson Watanabe promove debates com personalidades sobre a crise do país, e receberá o ex-ministro na próxima terça-feira, dia 6 de junho, na segunda edição do Ciclo.

Leia no site da ABC

Inscrições abertas para a 4ª edição do Prêmio Respostas Para o Amanhã

Iniciativa da Samsung, o concurso incentiva estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o país a usarem conceitos de ciências da natureza e matemática em projetos que melhorem suas comunidades. Os melhores receberão notebooks e tablets como prêmio.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |