Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

O Brasil na encruzilhada da Ciência

Em artigo publicado na edição de domingo, 7 de maio, do jornal O Globo, os Acadêmicos Jerson Lima Silva, José Galizia Tundisi e o presidente da ABC Luiz Davidovich denunciam a crise na ciência brasileira e a fuga de cérebros.

Leia no site da ABC

Corte orçamentário na ciência brasileira é tema de reportagem na revista Physics World

Matéria assinada pela jornalista Alicia Ivanissevich e publicada na edição de maio da revista britânica Physics World, aborda os cortes orçamentários no MCTIC.

Leia no site da ABC

Corte de verba 'expulsa' pesquisadores do país

Em matéria publicada em 9 de maio no jornal Valor Econômico, a jornalista Ligia Guimarães traça um panorama crítico de como o ajuste fiscal do Governo Federal e a crise financeira vem comprometendo os avanços da ciência brasileira.

Leia no site da ABC

Comunidade acadêmica debate corte de recursos na ciência e tecnologia

A Coppe/UFRJ recebeu em 25 de abril os presidentes de duas das principais entidades científicas no Brasil - Luiz Davidovich, da ABC, e Helena Nader, da SBPC - para discutir os impactos do enorme corte orçamentário promovido pelo governo federal.

Leia no site da ABC

Monitoramento privado da Amazônia: ABC e SBPC enviam carta à Presidência da República

As principais entidades representativas da comunidade científica brasileira enviaram carta ao presidente Michel Temer, manifestando indignação com a decisão do MMA de contratar uma empresa privada para fazer o monitoramento do desmatamento da Amazônia por sensoriamento remoto, sempre feito pelo INPE.

Leia no site da ABC

Mast inaugura acervo bibliográfico da ABC

Cerca de 2 mil livros passam a ficar disponíveis para a consulta do público. O processo teve início em 2005, quando a ABC começou negociações para transferir a guarda de seu acervo para o Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Leia no site da ABC

Novas faces do poder no mundo digital

Membro titular da ABC, Virgílio Almeida publicou com o professor da Uerj Danilo Doneda artigo na edição de 12 de maio do jornal Valor Econômico abordando a mudança nas várias formas de poder no mundo contemporâneo, conectado e digital.

Leia no site da ABC

Acadêmico Maurício Lima Barreto recebe honraria da Alba

O pesquisador da Fiocruz recebeu a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, a Comenda 2 de Julho, que é um reconhecimento a personalidades que contribuem com o desenvolvimento ou melhoria social do estado.

Leia no site da ABC

Acadêmicos da ABC são palestrantes convidados da 10ª Conferência Internacional de Nanofotônica

Recife vai sediar em julho o primeiro encontro de nanofotônica nas Américas. O evento, que há nove anos é realizado na Ásia, contará com membros da ABC, como os físicos Anderson Gomes e Cid de Araújo.

Leia no site da ABC

Acadêmicos são indicados ao II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano

Promovido pelo Instituto Nanocell, o prêmio tem 17 membros da ABC indicados. Nesta segunda etapa, serão selecionados seis pesquisadores. A votação vai até 1º de junho.

Leia no site da ABC

Ex Membro Afiliado da ABC é nomeado para a Acal

Stevens Rehen é o mais novo membro da Academia de Ciências da América Latina, juntando-se a outros 25 cientistas brasileiros membros ativos da ACAL, dentre os quais o ex-presidente da ABC, Jacob Palis.

Leia no site da ABC

Acadêmico Elon Lages Lima morre aos 87 anos

O matemático e ex-diretor do Impa faleceu em 7 de maio, no Rio de Janeiro. A Academia lamenta profundamente a perda desse grande cientista.


Leia no site da ABC

Acadêmico ganha homenagem póstuma na UFRJ

O Museu Espaço Memorial Carlos Chagas Filho da UFRJ, localizado no Instituto de Biofísica, vai inaugurar em 16 de maio uma vitrine memorial em homenagem ao professor Darcy Fontoura de Almeida.

Leia no site da ABC

 

 

Na próxima semana, tudo sobre a posse dos novos Acadêmicos
e sobre a Reunião Magna 2017.

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |