Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

ESPECIAL: Águas




Água na mineração, agricultura e saúde: o que a ciência tem a dizer a partir de Minas Gerais

A abertura contou com o reitor da UFMG, o presidente da Fapemig e o presidente da ABC, que destacou que o foco do evento era falar de ciência, principal objetivo dos cientistas, embora o momento esteja requerendo um debate permanente sobre política científica, "pois temos tido uma média de duas crises por semana".

Leia no site da ABC

Água e ciência no Brasil: desenvolvimento ou modernização?

O coordenador do grupo de estudos de águas da ABC, José Tundisi, cita o falecido Acadêmico Celso Furtado, que levantou essa questão, explicando em evento na UFMG que modernização não é sinônimo de desenvolvimento, porque este tem que ser sustentável e incluir a população das periferias.

Leia no site da ABC

Água e agricultura: o que sabemos e o que temos que saber

O engenheiro agrícola Lineu Rodrigues, da Embrapa Cerrados, falou sobre o tema em Sessão Plenária no evento "Água na mineração, agricultura e saúde: o que a ciência tem a dizer a partir de Minas Gerais", realizado na UFMG nos dias 19 e 20 de abril, e destacou que a questão hídrica não consta em nenhum plano estratégico do país.

Leia no site da ABC

Água, saúde e doença: o caso das arboviroses

O vice-presidente da ABC para a região de MG/CO, Mauro Teixeira, é imunologista. Ele tratou da relação da água com a saúde e a doença, focando em zika, dengue, chicungunha e febre amarela, no evento "Água na mineração, agricultura e saúde: o que a ciência tem a dizer a partir de Minas Gerais", realizado na UFMG nos dias 19 e 20 de abril.

Leia no site da ABC

O Conservador das Águas: um projeto a ser seguido

Doutor em ciências do solo, Júnior César Avanzi, professor da UFLA, apresentou resultados positivos do projeto implantado há doze anos na bacia de Extrema/MG, com adoção de práticas de conservação do solo, de saneamento ambiental rural e outros benefícios para o produtor rural, no evento Água na Mineração, Agricultura e Saúde, realizado em parceria da ABC-UFMG-Fapemig.

Leia no site da ABC

Tecnologia do irrigâmetro aplicada no manejo da irrigação

Aparelho simples desenvolvido pelo doutor em engenharia agrícola da UFV, Rubens Alves de Oliveira, foi premiado em 2015 e apresentado no evento da ABC-UFMG-Fapemig "Água na Mineração, Agricultura e Saúde: que a Ciência tem a dizer a partir de Minas Gerais".

Leia no site da ABC

Água e mineração: ecoficiência hídrica e geração de valor

O gerente de tecnologia da Votorantim Metais, Adelson Souza, apresentou uma bem-sucedida parceria entre academia e empresa realizada em escala industrial, que demonstra que sustentabilidade pode dar retorno financeiro e, portanto, não pode ser contabilizada como gasto.

Leia no site da ABC

Água e mineração: métodos alternativos para disposição de rejeitos

No evento "Água na Mineração, Agricultura e Saúde: o que a Ciência tem a dizer a partir de Minas Gerais", o gerente do Conselho de Meio Ambiente da mineradora Vale Rodrigo Dutra Amaral apresentou estudos da empresa para reduzir os rejeitos e acabar com as barragens.

Leia no site da ABC

Governança e capacitação para novos negócios em água

O professor titular da UFMG Francisco Barbosa abordou a governança da água em evento promovido pela ABC, UFMG e Fapemig, explicando que a questão  Esta envolve o conjunto dos sistemas político, social, econômico e administrativo que, direta ou indiretamente, afeta o uso, desenvolvimento e manejo dos recursos hídricos e a oferta dos serviços de água para a sociedade.

Leia no site da ABC

Indicadores de governança para o Sistema Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos

O analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão de Águas Rodrigo Antônio de Lorenzo Mundim apresentou no evento da ABC-UFMG-Fapemig uma proposta de gestão de governança para o SEGRH.

Leia no site da ABC

Água, saúde e bem-estar: como encontrar as interseções

pesquisador do Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz Leo Heller falou sobre água, saúde e bem-estar do ponto de vista dos direitos humanos no evento da ABC-UFMG-Fapemig, intitulado  "Água na Mineração, Agricultura e Saúde: o que a Ciência tem a dizer a partir de Minas Gerais".

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

MAIO

Reunião Magna 2017
Data: 8,9 e 10 de maio | Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

Simpósio e Diplomação de novos Membros Afiliados da Regional Rio de Janeiro 2017-2021
Data: 11 de maio | Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |