Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

Acadêmicos na Marcha Mundial pela Ciência

A Marcha pela Ciência no Brasil foi parte do movimento em defesa da ciência, tecnologia e educação de qualidade no país. Veja as fotos e depoimentos de Acadêmicos que participaram.

Leia no site da ABC

Discursos contra cortes e obscurantismo marcam Marcha pela Ciência em São Paulo

A matéria de Herton Escobar para o Estadão fala do evento que reuniu cerca de 300 pessoas no Largo da Batata no sábado; lideranças científicas falaram sobre a situação difícil da ciência nacional, que teve orçamento cortado pela metade em março e se manifestaram contra ideias anticientíficas.


Leia no site da ABC

Comunidade acadêmica debate corte de recursos na ciência e tecnologia

A Coppe/UFRJ recebeu em 25 de abril os presidentes de duas das principais entidades científicas no Brasil - Luiz Davidovich, da ABC, e Helena Nader, da SBPC - para discutir os impactos do enorme corte orçamentário promovido pelo governo federal.

Leia no site da ABC

Mast abre ao público acervo da ABC com obras raras

No dia em que a ABC comemora 101 anos, o Mast presta homenagem à academia abrindo ao público o acervo de obras raras da ABC. São mais de 2 mil livros e documentos, como as cartas do físico Joaquim da Costa Ribeiro ao cientista americano Donald Kallman.

Leia no site da ABC

Um projeto de ciência para o Brasil é o tema da Reunião Magna da ABC 2017

Veja aqui os perfis dos palestrantes, organizados por sessões. Inscreva-se gratuitamente para o evento que será de 8 a 10 de maio, no Museu do Amanhã.

Leia no site da ABC

Novos membros afiliados da ABC são diplomados no Rio

A cerimônia acontece no dia 11 de maio e contará com palestras dos Acadêmicos convidados Rosalia Mendez-Otero e Nelson Ebecken. Os jovens cientistas diplomados também vão apresentar suas pesquisas. O evento é aberto ao público.

Leia no site da ABC

Futura sede da Faperj e ABC pega fogo

O edifício histórico situado na Rua da Alfândega, 42, no Centro do Rio de Janeiro, que irá abrigar o Palácio da Ciência - nova sede da Faperj e da ABC - pegou fogo na madrugada de 17 de abril. O incêndio danificou o hall e a fachada do prédio.

Leia no site da ABC

ABC e SBPC emitem nota contra o atraso no pagamento das bolsas Faperj

Em função do atraso no pagamento das bolsas de estudo e pesquisa, ainda referentes ao mês de fevereiro, dos bolsistas Faperj, a ABC e a SBPC  emitiram, na última quarta-feira (20/04), nota conjunta fazendo um alerta ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e à sociedade para a grave situação da ciência no estado.

Leia no site da ABC

UFABC é classificada como a 18º melhor universidade do mundo

Fundada, em 2005, com base em estudo realizado pela Academia, a UFABC foi ranqueada entre as instituições de ensino criadas após o ano 2000 pela Millennial Universities da Times Higher Education, instituição britânica mundialmente conhecida por elaborar avaliações de universidades.  

Leia no site da ABC

Festival da Matemática agita o Rio dos dias 27 a 30 de abril

Matéria do jornal O Globo dá destaque para o Festival da Matemática, que acontece no Rio dos dias 27 a 30 de abril. Organizado pela SBM e pelo Impa, cujo presidente é o Acadêmico Marcelo Viana, o festival usa o popular jogo Pokémon Go e outras estratégias para atrair o público jovem para a matemática. 

Leia no site da ABC

Marinha do Brasil homenageia o Acadêmico Renato Cotta

O ex-presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e Acadêmico da ABC, Renato Machado Cotta, recebeu, no último dia 12 de abril, o diploma de "Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha". A condecoração é em reconhecimento à dedicação do engenheiro aos projetos de pesquisa na Marinha do Brasil.

Leia no site da ABC

ABC e SBPC em defesa da preservação do Cerrado

Em nota conjunta, a ABC e a SBPC fazem um alerta aos governos Federal e Estaduais para as altas taxas de desmatamento no Cerrado brasileiro.

Leia no site da ABC

Internacionalização da universidade brasileira

Leia artigo de opinião publicado em 17/4 no jornal O Globo de autoria do Acadêmico Wanderley de Souza, no qual afirma que não existe no Brasil nenhum esforço concentrado no sentido de estimular pelo menos dez universidades brasileiras a estarem entre as cem melhores do mundo.

Leia no site da ABC

Como vamos comemorar o aniversário do CNPq?

Em artigo publicado no Jornal da Ciência, a farmacêutica Vanderlan Bolzani, membro titular da ABC e vice-presidente da SBPC, fala sobre os 66 anos do CNPq e o difícil momento vivido pela ciência brasileira.

Leia no site da ABC

Ministério do Meio Ambiente abre nova fase de testes do SisGen

O Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente recebe, até 28/04, sugestões para a nova plataforma que vai permitir o cadastro de requerimentos de direito de propriedade intelectual e divulgação de resultados de bens ligados à biodiversidade.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

MAIO

Reunião Magna 2017
Data: 8,9 e 10 de maio | Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

Simpósio e Diplomação de novos Membros Afiliados da Regional Rio de Janeiro 2017-2021
Data: 11 de maio | Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |