Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

Reunião Magna ABC 2017: Salve a Data

A 11ª edição do evento mais importante da Academia já tem data definida e os nomes de seus convidados para as Conferências Magnas confirmados. Confira!

Leia no site da ABC

"Para Mulheres na Ciência" abre inscrições para a 12ª edição brasileira

Premiação pioneira e dedicada a mulheres cientistas, o L'Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência recebe trabalhos até o dia 08 de abril.

Leia no site da ABC

Mulheres já produzem metade da ciência do Brasil, diz levantamento

Em reportagem para a Folha de São Paulo, a diretora da ABC Márcia Barbosa e as Acadêmicas Mayana Zatz e Thaisa Storchi-Bergmann falam sobre a crescente presença de mulheres na ciência e os desafios que ainda precisam ser enfrentados por elas nesse meio.

Leia no site da ABC

As mulheres na ciência e as expectativas para o século XXI

Em artigo temático para o Dia da Mulher, a Acadêmica Vanderlan da Silva Bolzani fala ao Portal da Universidade Estadual Paulista (Unesp) sobre os desafios e a realidade das mulheres na ciência.

Leia no site da ABC

Pesquisa e família: como conciliar?

Em entrevista ao portal do Instituto de Física de São Carlos, a Acadêmica Andrea Simone Stucchi fala sobre como é se dividir entre a pesquisa e a família e as atribuições como mulher na ciência, na maternidade e na rotina familiar.

Leia no site da ABC

Acadêmica Yvonne Mascarenhas é premiada pelo Iupac-2017 Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering Awards

O prêmio, que é de grande relevância na área, será entregue no 46º Congresso Mundial de Química da IUPAC. Yvonne Mascarenhas foi a única latino-americana agraciada com a homenagem.

Leia no site da ABC

Grupos do Projeto de Ciência para o Brasil apresentam resultados iniciais de suas pesquisas

A reunião aconteceu na quinta-feira, 23 de fevereiro. Os coordenadores de cada grupo apresentaram os resultados recentes e discutiram sobre o documento que será entregue ao fim do projeto.

Leia no site da ABC

Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da ABC da Regional São Paulo 2016/2020 e 2017/2021

O evento, que diplomará os jovens cientistas da Regional São Paulo, acontecerá no auditório da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, no dia 23 de março. Este ano, serão dez membros afiliados empossados.

Leia no site da ABC

Marcelo Viana estreia coluna no site da Folha

O Acadêmico e matemático começou a publicar no jornal Folha de São Paulo no dia 3 de março. A coluna semanal pretende "desmistificar a matemática como assunto chato, difícil ou sem graça", como Viana explicou em entrevista à Folha.

Leia no site da ABC

Pedro Fernando da Costa Vasconcelos: 'É o pior surto de febre amarela silvestre do Brasil'

Um dos maiores especialistas do mundo em febre amarela, o Acadêmico afirma, em entrevista ao jornal O Globo, que o surto atual poderia ter sido evitado pela imunização e que todas as crianças de até 1 ano deveriam ser vacinadas.

Leia no site da ABC

Com participação de Jefferson Cardia Simões, grupo de cientistas lança na UNESCO projeto para salvar registro ambiental de geleiras que estão derretendo

O Acadêmico é coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera/UFRGS e lidera o grupo de brasileiros que compõe a equipe do projeto.

Leia no site da ABC

Trabalhos do grupo INCT ADAPTA, coordenado pelo Acadêmico Adalberto Luís Val, são publicados na Hydrobiologia

14 artigos produzidos pelo grupo foram selecionados em um volume especial publicado pela revista. Os textos passam por temas como águas dos rios da Amazônia e incidência da malária em tempos de mudanças climáticas.


Leia no site da ABC

X Simpósio Sul de Imunologia irá de 31 de maio a 2 de junho

O evento, que contará com cursos e uma série de palestras, acontecerá em Florianópolis e as inscrições para participar já estão abertas.

Leia no site da ABC

Academia Austríaca de Ciências abre nova chamada para programa voltado a jovens cientistas

A iniciativa é direcionada a cientistas que tenham concluído mestrado ou doutorado há menos de 10 anos. O limite para as inscrições é dia 28 de abril.

Leia no site da ABC

CTBE lança nova publicação eletrônica para aproximar ciência e setor produtivo

Intitulado Boletim CTBE, publicação estreia com edição sobre o uso agrícola da água. A periodicidade do boletim dependerá do aparecimento de temas que sejam julgados urgentes pelo Laboratório.

Leia no site da ABC

Perda para a biomedicina brasileira, morre o Acadêmico Nuno Alvares Pereira

Com relevantes estudos sobre a crioeplepsia e heparina, o cientista, falecido aos 93 anos, deixa um importante legado para a biomedicina do país. Confira a nota de pesar publicada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, onde ele foi professor.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

MARÇO

Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da Regional São Paulo | 2016-2020 e 2017-2021
Data: 23 de março | UNICAMP, São Paulo

MAIO

Reunião Magna 2017
Data: 8,9 e 10 de maio | Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

Simpósio e Diplomação de novos Membros Afiliados da Regional Rio de Janeiro 2017-2021
Data: 11 de maio | Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |