Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

Presidentes da ABC e SBPC participam de reunião do Conselho Consultivo do MCTIC

O presidente Temer esteve presente em parte da reunião, a convite do ministro Kassab, e se comprometeu a defender a importância da ciência e tecnologia na próxima reunião com os governadores, solicitando a colaboração deles nesse sentido.

Leia no site da ABC

Burocracia consome mais de 30% do tempo dos cientistas, constata pesquisa

A sondagem, realizada entre novembro e dezembro do ano passado, ouviu 301 pesquisadores brasileiros que coordenam projetos de pesquisa em 34 universidades federais.

Leia no site da ABC

Bye Bye Brasil: sem apoio financeiro, pesquisadores deixam o país

Em entrevista à Sputnik Brasil, o presidente da ABC, Luiz Davidovich, fala sobre o cenário científico brasileiro, os constantes cortes ao fomento da ciência no país e o consequente desânimo dos cientistas em permanecerem no Brasil.

Leia no site da ABC

Orçamento da Fapesp, novas dúvidas e a necessidade de transparência

A Acadêmica e vice-presidente da SBPC e da Aciesp, Vanderlan Bolzani, aponta, em artigo para o Jornal da Ciência, que é imprescindível que os legisladores paulistas conheçam a realidade e a amplitude da atuação da Fapesp para tomarem decisões sobre questões tão importantes para o futuro da área de CT&I.

Leia no site da ABC

Aciesp e SBPC publicam carta criticando acordo entre Fapesp e o governo de São Paulo

No texto, as associações lembram como funciona a estratégia da Fapesp e explicam por que o acordo fere estes princípios e interfere no bom funcionamento dos projetos promovidos pela Fundação.

Leia no site da ABC

Fatos Alternativos

Em artigo publicado no Jornal da Ciência, o ex-vice-presidente da ABC Hernan Chaimovich fala sobre a crise que afeta a Fapesp e o recente corte de verbas que vem prejudicando as pesquisas.

Leia no site da ABC

Alteração no orçamento da Fapesp marca mais um retrocesso para o País

Em artigo para o Jornal da Ciência, a Acadêmica Vanderlan da Silva Bolzani comenta sobre a a retirada de parte das verbas da Fapesp e pontua o impacto que a medida terá no avanço científico brasileiro e na posição de destaque de São Paulo como polo científico do país.

Leia no site da ABC

ABC e SBPC pedem a governador do Rio atenção às universidades estaduais durante crise econômica

Em carta a Luiz Fernando Pezão, as entidades alertam sobre a importância da Uerj, Uezo e Uenf para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Leia no site da ABC

Deputado apresenta ação contra decreto que reduz verbas destinadas à Faperj

O decreto assinado pelo governador Pezão, ao final de 2016, reduz o orçamento repassado à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro em 30%. Deputado alega que a medida é inconstitucional.

Leia no site da ABC

Na Unicamp, pós-graduação em química trabalha nas fronteiras da ciência com grande produtividade

Em entrevista à Sociedade Brasileira de Química, os Acadêmicos Oswaldo Luiz Alves e Anita Jocelyne Marsaioli falam sobre a produtividade do Laboratório de Química do Estado Sólido, na Unicamp, que tem 300 a 350 artigos publicados por ano, 80 laboratórios e é conceito CAPES 7.

Leia no site da ABC

Medicamento protege células de danos causados pelo vírus Zika

Em entrevista para o site do Instituto Oswaldo Cruz, o Acadêmico Thiago Moreno Lopes Souza explica como o sofosbuvir, adotado no tratamento de hepatite C, inibiu a replicação do vírus Zika em testes com culturas de células e minicérebros, impedindo a morte celular.

Leia no site da ABC

Embrapii é alternativa para fomento no setor industrial

Criada a partir de parceria entre MCTI e MEC, a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é presidida atualmente pelo Acadêmico Jorge Almeida Guimarães e atua no fomento à inovação no país.

Leia no site da ABC

Vivaldo Moura Neto é nomeado Doutor Honoris Causa pela UFBA

O título, concedido pelo Instituto de Ciências da Saúde e outorgado pelo seu diretor, Aldemir de Souza Machado, e pelo reitor da universidade, João Carlos Salles Pires da Silva, será entregue no dia 8 de fevereiro.

Leia no site da ABC

Acadêmico Oswaldo Luiz Alves participa da edição 2017 da Campus Party

O evento começou no fim de janeiro e traz desde palestras e debates até uma batalha de robôs. Alves faz palestra sobre nanotecnologia, junto a grupo de especialistas reunidos pelo MCTIC que tratam de diferentes temas.

Leia no site da ABC

Fapesp receberá evento sobre Biodiversidade em fevereiro

O evento ocorrerá na sede da Fundação, no dia 21 de fevereiro, e contará com debates e apresentações sobre o tema central, o Acadêmico Carlos Joly, coordenador do Programa Biota-Fapesp, é um dos participantes.

Leia no site da ABC

RNP abre processo seletivo para novo(a) diretor(a)-geral

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) busca novo diretor geral para o período de março de 2017 a março de 2021. As informações do edital estão disponíveis no site da RNP.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

MAIO

Simpósio e Diplomação de novos Membros Afiliados da Regional Rio de Janeiro 2017-2021
Data: 11 de maio | Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro

Reunião Magna 2017
Data: 8,9 e 10 de maio | Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |