A categoria de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi criada em 2007, para incluir na Academia jovens pesquisadores promissores, das seis regiões definidas pela ABC (N, NE&ES, RJ, MG&CO, SP e S), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nas mesmas regiões.

São eleitos cinco jovens cientistas por região e por ano, para mandatos de cinco anos, não renováveis.

Saiba quem foram os eleitos a cada ano:


ENCONTROS NACIONAIS DE MEMBROS AFILIADOS

Em 2011 foi organizado o primeiro encontro nacional de membros afiliados, num simpósio intitulado”Visões da Jovem Academia“. Saiba tudo sobre o evento aqui.

Saiba mais sobre os Encontros Nacionais:

2o Encontro Nacional dos Membros Afiliados da ABC – Petrópolis, 28 a 30/8/2013
3o Encontro Nacional dos Membros Afiliados da ABC – Belo Horizonte, 27 a 29/7/2016

REPRESENTANTES ELEITOS PARA O CONSELHO CONSULTIVO 

Em 2019, a Diretoria da ABC deliberou pela abertura de duas vagas para representantes dos membros afiliados participarem das reuniões do Conselho Consultivo da ABC.

Foi organizada uma eleição e os dois primeiros mais votados ficaram como titulares das vagas, enquanto os dois seguintes ficaram como suplentes.

12/2019 a 12/2020
Ana Chies Santos
Raquel Minardi
Jaqueline Godoy Mesquita
Rodrigo Nunes da Fonseca

O primeiro grupo eleito se organizou para promover iniciativas de interesse dos membros afiliados, assim como representá-los em instâncias internacionais relacionadas a jovens cientistas.

Participação em reuniões do Conselho Consultivo:
Setembro 2020


REPRESENTAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS

Representação da ABC no First-ever Online Worldwide Young Academies Meeting (Set 2020)


WORKSHOPS DE MEMBROS AFILIADOS

O grupo representante organizou o I Workshop On-line de Membros Afiliados da ABC, realizado no dia 9 de outubro de 2020.

Participaram 75 membros afiliados com mandato vigente, que eram o público-alvo do evento.

Saiba tudo sobre o I Workshop aqui!


REUNIÕES DOS GRUPOS DE TRABALHO

A partir das discussões realizadas no  I Worshop On-line de Membros Afiliados da ABC, foram criados seis Grupos de Trabalho cujos componentes são exclusivamente membros afilados ou ex-afiliados da ABC, que se reuniram pela primeira vez no dia 6/11/2020.

Na parte inicial da reunião, com todos os praticipantes juntos, foi realizada a apresentação da proposta e a divisão dos grupos.

Perdeu a reunião? Você pode assistir aqui!

Acesse aqui o booklet da Global Young Academy, citado na apresentação.

Se você é membro afiliado da ABC ou ex-membro afiliado e quer participar, ainda dá! Assista o vídeo acima e entre em contato com o moderador do grupo de seu interesse!

GT1 – Rogério Riffel – riffel@if.ufrgs.br
GT2 – Raquel Minardi – raquelcm@dcc.ufmg.br
GT3 – Rodrigo Nunes da Fonseca – rnfonseca@macae.ufrj.br
GT4 – Ana Chies Santos – ana.chies@ufrgs.br
GT5 – Eduardo Zimmer – eduardo.zimmer@ufrgs.br
GT6 – Jaqueline Mesquita – jgmesquita.unb@gmail.com


MENTORIAS CIENTÍFICAS 💡

Visando contribuir para o progresso profissional dos membros afiliados da ABC, foi criado pelo grupo representante um programa de mentorias, para discussão de diversos aspectos da vida científica com profissionais renomados.

Os ex-afiliados da ABC e os membros titulares/associados também estão convidados para essa série de eventos.

…………………………………………………………..
30/10/2020 | 6a feira | 14h30-16h30
Liderança científica
Marcia Barbosa

Diretora da ABC e professora titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ganhou o Prêmio L’Oréal-Unesco para Mulheres em Ciência em 2013. Em 2019, foi eleita membro da Academia Mundial de Ciências. Em 2020, foi mencionada pela ONU Mulheres com uma das sete cientistas que moldam o mundo e foi eleita pela revista Forbes como uma das 20 mulheres mais influentes no Brasil.

Perdeu? Quer rever? Acesse o vídeo aqui!

…………………………………………………………..
27/11/2020 | 6a feira | 14h30-16h30
 ➡ Pensamento estratégico
PhD, consultor das Nações Unidas por nove anos para ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável, em 2009 montou sua própria empresa de  treinamento em liderança científica e pensamento estratégico.

Peter Redstone (The Barefoot Thinking Company Ltd.)
Bacharel em economia pela Universidade de York, no Canadá, com MBA em marketing pela Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia, nos EUA. Apaixonado por provocar e treinar o pensamento criativo, com a perspectiva de encontrar mais oportunidades e soluções do que problemas. Co-fundador da Barefoot Thinking Company.

(APENAS PARA MEMBROS DA ABC E EX MEMBROS AFILIADOS)
Link para os inscritos: https://bit.ly/2URJDbR

…………………………………………………………..
11/12/2020 | 6a feira | 14h30-16h30

Liderança colaborativa

Jill Caviglia-Harris (Salisbury University) é economista. Ela pesquisa as relações entre desenvolvimento e desmatamento na Amazônia Brasileira, investigando questões como o bem-estar da população local, a pobreza e a trajetória do uso da terra ao longo do tempo. Ela também pesquisas melhores práticas para estimular estudantes, com as quais conseguiu melhoras significativas nos resultados acadêmicos da primeira geração de estudantes de baixa renda e oriundos de grupos minoritários da Universidade de Salisbury.
Thaís Santiago é bióloga, PhD em Engenharia florestal pela Universidade Federal de Lavras, onde atua no Núcleo de Estudos em Pesquisa e Planejamento Ambiental (Neppa/Ufla). Especialista em legislação e gestão ambiental, integra equipe internacional e multidisciplinar apoiada pelo The National Social Environmental Synthesis Center (SESYNC), dedicada à investigação dos impactos de políticas públicas ambientais.