Os estágios de treinamento foram realizados durante o período das férias acadêmicas de verão (8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018), em regime de tempo integral. A continuidade do trabalho iniciado durante o estágio inicial é aspecto importante do programa e foi estimulada após o retorno dos universitários às suas instituições de origem. Os estudantes que demonstraram talento e vocação para a atividade científica poderão participar do programa em anos sucessivos.

Os recursos financeiros do Programa vieram de auxílio concedido pela Capes à Academia Brasileira de Ciências, na forma de uma bolsa no valor de R$ 3.200,00 e passagens de ida e volta entre as instituições de origem dos universitários e os laboratórios dos Acadêmicos. A Academia Brasileira de Ciências não providenciou acomodação, transporte ou alimentação para os estagiários.

Os recursos disponíveis para o programa permitiram o acolhimento de 30 (trinta) universitários do país nos laboratórios participantes do Programa nas áreas de Ciências Biológicas, Biomédicas e da Saúde.

O Programa foi oferecido a estudantes de graduação matriculados em instituições de ensino superior do país, com exceção de Instituições com Sede nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

As inscrições ocorreram de 11 de julho a 15 de agosto de 2017. A seleção foi feita por uma Comissão da Academia Brasileira de Ciências, e o resultado foi divulgado em 11 de setembro.

Ao final do estágio, cada estudante enviou à Academia Brasileira de Ciências um relatório circunstanciado de suas atividades durante o período de estágio, devidamente aprovado pelo respectivo pesquisador-orientador.

Os universitários que completaram o período de estágio e tiveram seus relatórios aprovados pelos respectivos orientadores, receberam certificado emitido pela Academia Brasileira de Ciências.

• LISTA DE ORIENTADORES/LABORATÓRIOS PARTICIPANTESCLIQUE AQUI
• LISTA DOS SELECIONADOS | CLIQUE AQUI


CONFIRA ABAIXO OS DEPOIMENTOS DOS JOVENS PARTICIPANTES
DO APLEÃO 2018