A COVID-19 chamou a atenção da sociedade e dos governantes brasileiros para o desafio de se assegurar saúde à população. Se este já era um tema crítico reconhecido por todos, a pandemia evidenciou a necessidade de uma melhor articulação para o enfrentamento de uma série de desafios relacionados ao futuro da saúde no Brasil.

Doenças tropicais negligenciadas, saúde emocional e mental, envelhecimento, saúde nutricional, vacinas e imunização, o sistema de saúde no Brasil (público e privado), entre muitos outros, são temas críticos que precisam ser enfrentados para se garantir a saúde da população.

Ao se discutir e planejar o futuro da saúde, é imperativo considerar o conceito de Saúde Única (One Health), termo que trata da integração entre a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades trabalhando nos níveis local, regional, nacional e global.

O Grupo de Trabalho da ABC tem por objetivo analisar os desafios e ameaças atuais e emergentes à saúde no Brasil; avaliar a contribuição potencial da ciência e da inovação na oferta de soluções; e apresentar um conjunto de recomendações para o enfrentamento desses desafios, assim aumentando a resiliência do setor da saúde.


PARTICIPANTES

Coordenadora: Helena B. Nader