O Fórum de Ciência, Tecnologia e Sociedade, registrado como uma organização sem fins lucrativos desde março de 2006, realiza uma reunião anual, a partir do primeiro domingo de outubro de todos os anos, em Kyoto, no Japão.

STS Forum reúne políticos, empresários, cientistas e a mídia de todo o mundo com fins de discutir os progressos da ciência e da tecnologia para o futuro da humanidade, bem como sobre as implicações éticas da aplicação das novas tecnologias.

7ª Reunião Anual do STS Forum

O evento realizado em outubro de 2010 teve a participação de representantes de 85 países, cerca de 800 cientistas – entre os quais diversos Prêmio Nobel – e uma centena de executivos de empresas e organizações sociais. Os temas do sétimo encontro foram o período pós-Protocolo de Kyoto, a diplomacia em C&T e a importância da energia nuclear.

O presidente da ABC participou do encontro de Presidentes de Academias, ressaltando, como no ano anterior, a importância da cooperação científica e tecnológica internacional. Sua participação também foi expressiva na Reunião do Conselho da organização.

6ª Reunião Anual do STS Forum

Realizado em outubro de 2009, o encontro teve a participação de representantes de 87 países, 21 ministros de Ciência e Tecnologia, 11 ganhadores de Prêmios Nobel, além de centenas de empresários e cientistas.

O ministro de C&T e Acadêmico Sergio Rezende foi um dos palestrantes da sessão de abertura do eventoquando falou sobre Ciência, Tecnologia e o Futuro da Humanidade.

O presidente da ABC foi um dos coordenadores do encontro de Presidentes de Academias de Ciências, tendo sido responsável por apresentação sobre o novo papel das Academias no cenário internacional e nos contextos nacionais.