A ABC e a Leopoldina – Academia Nacional de Ciências Alemã – organizaram as atividades científicas do Ano da Alemanha no Brasil, comemorado em 2010, sob a coordenação do Acadêmico Luiz Bevilacqua e do Prof. Detlev Ganten, pelo lado alemão.

O evento, realizado em novembro, teve quatro temas centrais. As atividades das áreas de Modelagem Matemática e Computacional e de Materiais Avançados foram realizadas na sede da ABC, no Rio de Janeiro, contando com a participação de cientistas brasileiros de destaque e pesquisadores alemães atuantes em áreas de fronteira. O nível de excelência dos cientistas foi o mesmo em São Paulo, onde ocorreram as palestras sobre Física da Biosfera, na sede da Fapesp, e sobre Gerontologia e Doenças Cronodegenerativas, no Instituto Nacional do Coração (Incor/USP).

Com o objetivo de fomentar iniciativas de colaboração entre os dois países e identificar novos tópicos de cooperação, tanto no nível institucional como entre pesquisadores, foi organizado pelos Professores Sandoval Carneiro (Capes) e Christian Mueller (DAAD), no Rio de Janeiro, um encontro de pós-graduandos brasileiros e alemães que participaram de intercâmbios apoiados por essas entidades. Na ocasião, foram apresentados por professores dos dois países os pontos mais relevantes dos respectivos sistemas de educação superior.

Veja a Edição Especial das Notícias da ABC sobre o Ano da Alemanha no Brasil.