Novos Acadêmicos 2010

  • Compartilhe:

Publicado em 17/12/2010

A Diretoria da Academia Brasileira de Ciências tem a grande satisfação de comunicar o resultado da Assembléia Geral Ordinária de contagem dos votos recebidos, para novos Membros da ABC.

A cerimônia de posse dos recém-eleitos será realizada no Golden Room do Hotel Copacabana Palace, no dia 3 de maio de 2011, às 18:30, ocasião em que esta Academia estará completando 95 anos de existência.

Veja a listagem dos eleitos:

MEMBROS TITULARES

Ciências Matemáticas 




 


1 - Eduardo de Sequeira Esteves (IMPA)
Professor Titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA, 1987), com mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, 1990) e doutorado em Matemática pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT, 1994). Seus estudos dão maior ênfase à Geometria Algébrica e seus temas de atuação são curvas algébricas singulares e espaços de parâmetros associados.

2 - Pablo Augusto Ferrari (USP)
Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Matemática pela Universidad de Buenos Aires (1974), Mestre e Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo (1978 e 1982, respectivamente). Suas áreas de trabalho envolvem probabilidade e processos estocásticos, em particular no processo de exclusão simples, teorias de filas, processos espaço temporais, entre outros.

Ciências Físicas







1 - Francisco Antonio Bezerra Coutinho (USP)
Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1965), com mestrado em Física pela USP e Doutorado também em Física pela University of Sussex (1972), na Inglaterra. Obteve sua livre-docência no ano de 1984 no Institutod e Física da USP. Atua na área de Física, com ênfase em Física Matemática e em Epidemiologia.

2 - Marcos Assunção Pimenta (UFMG)
Professor Associado do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT/1998), nos Estados Unidos e possui o títutlo de PhD pela Universite d'Orleans, na França (1987). Entre suas áreas de pesquisa estão Física em nanotubos de carbono e estudo por espectroscopia Raman.

3 - Sylvio Roberto Accioly Canuto (USP)
Professor Titular do Instituto de Física da USP. Bacharel e mestre em Física pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu seu doutorado em Química Quântica (1979) pela Universidade de Uppsala, na Suécia. Dentre suas especialidades estão os temas relacionados à Teoria de Muitos Corpos, Simulação Computacional e Modelagem Molecular, com ênfase no estudo de efeitos de solvente em espectroscopia e reatividade de líquidos moleculares.

Ciências Químicas



 

 


1 - Adilson Jose Curtius (UFSC)
Professor titular voluntário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o engenheiro químico é especializado em Espectrometria atômica. Graduado pela UFRGS (1968), com mestrado pela Lehigh University (1971) e doutorado em Química analítica inorgânica pela PUC-Rio (1974). Pós-doutorado na Alemanha (1986). Foi professor da PUC-RJ e da UFRRJ até 1994. Desenvolve métodos analíticos para a determinação de elementos traço em amostras geológicas, biológicas e industriais.

2 - Frank Herbert Quina (USP) 
Professor Titular do Departamento de Química Fundamental, da Universidade de São paulo (USP). Graduado em Química pela Stetson University (1968), com doutorado pelo California Institute of Technology (1973) e pós-doutorado pela University of North-Carolina (1973-1975). Obteve sua livre-docência em 1978, no Instituto de Química da USP. Sua linha de pesquisa desenvolve-se no Laboratório da Dinâmica de Interfaces e Macromoléculas, onde realiza estudos nas áreas de Fotoquímica e Fotofísica de moléculas, Química ambiental, entre outros.

3 - Sérgio Luis Costa Ferreira (UFBA)
Professor Associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Química pela UFBA (1979), com mestrado em Química também pela UFBA (1984) e doutorado em Química Analítica Inorgânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Suas pesquisas e trabalhos recentes visam contribuir para com a área de alimentos, de petróleo, setor de ambiente e a área de quimioterapia.

Ciências da Terra




 

 

Jefferson Cardia Simões (UFRGS)
Primeiro glaciólogo brasileiro e professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Geologia pela UFRGS (1982), com doutorado em Glaciologia pela University of Cambridge, na Inglaterra (1990). Obteve seu título de PhD em Glaciologia pelo Scott Polar Research Institute (SPRI) da Universidade de Cambridge e é pós-doutor pelo Laboratório de Glaciologia e Geofísica do Meio Ambiente do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (LGGE/CNRS, na sigla em francês).

Ciências Biológicas



 

 

 

1 - Mara Helena Hutz (UFRGS)
Professora titular do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em História Natural pela UFRGS (1973), com mestrado em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS (1977) e doutorado também em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS (1981). Suas pesquisas envolvem a área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Aspectos genéticos e farmacogenéticos das doenças comuns tais como cardiopatia, obesidade e doenças psiquiátricas como o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade.

2 - Maria Paula Cruz Schneider (UFPA) 
Professora associada, chefe do Laboratório de Polimorfismo de DNA e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFPA (1974), com mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1977) e doutorado em Genética e Biologia Molecular também pela UFRGS (1988). Suas áreas de atuação englobam a genética animal e, mais recentemente, vem realizando a análise genômica no contexto ambiental, visando contribuir para o conhecimento e uso da microbiodiversidade amazônica.

Ciências  Biomédicas




 

 

1 - Antonio Carlos Boschero (Unicamp)
Professor titular do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp), ligado ao Departamento de Fisiologia e Biofísica. Graduado em História Natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro-SP (1968), com doutorado em Ciências pelo Instituto de Biologia da Unicamp (1973). Obteve o título de PhD no ano de 1978 no Laboratório de Medicina Experimental da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Atua nas áreas de Fisiologia de Órgãos e Sistemas, Biologia Molecular, Farmacologia Bioquímica e Molecular e Biofísica Celular.

2 - João Santana da Silva (USP) 
Professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP/USP). Graduado em Ciências Biológicas pela USP (1976), com mestrado (1979) e doutorado (1983) em Bioquímica também pela USP e pós-doutorado em Ciências Biológicas na FMRP (1989 a 1991). Atua em Imunologia Celular, com ênfase nos seguintes temas: Imunopatologia das infecções por Trypanosoma cruzi e Paracoccidiodes brasiliensis, citocinas, quimiocinas, miocardite e controle da resposta imune.

3 - Rodrigo Corrêa-Oliveira (Fiocruz)
Membro Associado da ABC desde 1999, diretor do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz) e professor orientador do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Biologia pela UFMG, com mestrado em Bioquímica também pela UFMG (1981) e PhD em Imunologia pelo Johns Hopkins University (1985). Possui vasta experiência em estudos na área de Imunologia, com ênfase em imunologia celular e molecular, atuando principalmente em estudos sobre a resposta imune humana contra infecções pelo Schistosoma mansoni, Trypanosoma cruzi, Leishmania (principalmente canina) e co-infecções.

Ciências da Saúde



 

 


Sara Teresinha Olalla Saad  (Unicamp)
Hematologista, professora titular da Universidade de Campinas (Unicamp) e membro editorial da Revista Brasileira de Pesquisas Médicas e Biológicas. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ - 1979), com mestrado e doutorado em Clínica Médica (1987 e 1989) pela Unicamp. Obteve o título de PhD na Universidade de Harvard (1992), na Elizabeth's Hospital of Boston (1991) e no Institut National de La Santé Er de La Recherche Médicale (1999).

Ciências Agrárias





 


Benildo Sousa Cavada  (UFC)
Professor associado I do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1976), com mestrado em Bioquímica pela UFC (1980) e doutorado de Estado em Ciências Faumacêuticas pela Universidade de Toulouse III (Paul Sabatier, Toulouse, França - 1985). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica Vegetal, Biologia Estrutural, Proteínas, Lectinas.

Ciências da Engenharia




 

 

1 - Alberto Henrique Frade Laender (UFMG)
Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG (1974), com mestrado em Ciência da Computação pela mesma Universidade (1979) e doutorado também em Ciência da Computação pela University of East Anglia (1984, Inglaterra). Obteve o título de PhD no Hewlett Packard Laboratories (1997, Estados Unidos). Suas áreas de atuação são Banco de Dados e Sistemas de Informação.

2 - Jayme Luiz Szwarcfiter (UFRJ)
Professor titular e emérito do Núcleo de Computação Eletrônica, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ (1967), com mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ (1971), doutorado em Ciência da Computação pela University of Newcastle Upon Tyne, Newcastle, Inglaterra (1975) e pós-doutorado na área de Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação. Suas linhas de pesquisa são Algoritmos e Combinatória e Otimização e possui interesse nas áreas de Algoritmos, Combinatória, Grafos e Estrutura de Dados.

3 - Raúl Antonino Feijóo (LNCC)
Pesquisador titular do Laboratório de Computação Científica (LNCC). Graduado em Engenharia Civil pela Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina (1969), com mestrado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1973) e doutorado no mesmo Instituto em Engenharia Mecânica (1975). Suas áreas de interesse e linhas de pesquisa são: Computação Científica, Modelagem Computacional de Biossistemas e Bioinformática e Modelagem Computacional de Problemas de Equilíbrio e Otimização.

Ciências Sociais




 

 

1 - Edmar Lisboa Bacha (IEPECdG)
Co-diretor do Instituto de Estudos em Política Econômica da Casa das Garças (IEPE/CdG) e consultor sênior do Banco Itaú BBA. Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 1963), com especialização em Economia pelo Centro de Aperfeiçoamento de Economistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado e PhD em Economia pela Yale University, Estados Unidos (1965 e 1968, respectivamente).

2 - Sergio Miceli Pessôa de Barros (USP)
Professor titular da Universidade de São Paulo (USP).Graduado em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ 1967), com mestrado em Ciências Sociais pela USP (1971), e doutorado em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978). Concluiu o segundo doutorado em Sociologia pela USP (1978). Atualmente é editor responsável da Tempo Social - Revista de Sociologia da USP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura.

MEMBROS CORRESPONDENTES




 

 

1 - Jeffrey Edward Richey 
Professor da Escola de Oceanografia da Universidade de Washington (EUA). Obteve seu título de PhD no ano de 1974 em Ecologia pela Universidade da Califórnia. Algumas de suas áreas de pesquisa são: ciclo hidrológico, interação entre oceano e terra em zonas costeiras, entre outras.

2 - Piero Comin-Chiaramonti 
Professor titular de Petrologia da Faculdade de Engenharia, que pertence ao Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Trieste (Itália). Obteve o título de PhD em Petrologia no ano de 1966. Já proferiu aulas e palestras sobre Mineralogia, Geoquímica ambiental, Petrografia e Geologia Ambiental.



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino