Curso sobre gestão das águas reúne especialistas internacionais

  • Compartilhe:

Publicado em 01/06/2017

Uma boa oportunidad para mestrandos, doutorandos ou pós-doutorandos, que trabalham com a temática da água: foram prorrogadas, para até 15 de junho, as inscrições de candidatos ao Curso Internacional de Gestão Integrada de Recursos Hídricos. As aulas são gratuitas e serão realizadas nos dias 1º a 15 de setembro, na Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos. Serão selecionados ao todo 80 estudantes, sendo 40 brasileiros e 40 estrangeiros. Eles contarão com apoio logístico completo, tais como passagens, hospedagem e transporte.

O curso tem o objetivo de promover uma preparação avançado em gestão integrada de recursos hídricos. Nesse sentido, os alunos terão uma visão sistêmica, articulada para a gestão com capacidade preditiva e foco na sinergia entre os componentes biogeofísicos, econômicos e sociais. O programa deverá dar ênfase também a impactos, gestão da água na agricultura, águas subterrâneas e controle de eutrofização, dando condições e ferramentas para a solução de problemas atuais da gestão da água a nível mundial. 

Compõem a equipe de docentes do curso o Acadêmico e professor da USP José Galizia Tundisi; o pesquisador da Embrapa Silvio Crestana; a diretora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT-Acqua) e Acadêmica Virginia Ciminelli; o vice-diretor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas, Ricardo Hirata; a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Odete Rocha; o diretor internacional do Centro de Referência em Reuso de água, Ivanildo Hespanhol; o diretor do Watershed Studies (EUA), Walter Rast; o professor da Universidad Central de Venezuela Ernesto González; o diretor da regional europeia do Centro de Ecohidrologia, ligada à Unesco, Maciej Zalewski; o diretor de publicações da Academia Colombiana de Exatas, Física e Ciências Naturais, Gabriel Roldán; e a diretora da Divisão de Ciências da Água, Blanca Elena Jiménez Cisneros.   

O curso é organizado pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE), coordenado pelo professor José Galizia Tundisi. Financiado pela Fapesp, a atividade conta com o apoio institucional do Programa Internacional de Hidrologia da Unesco; do Acqua - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia; da Companhia de Águas e Esgoto de São Paulo (Sabesp) e da ABC. As aulas serão ministradas em inglês. Inscrições e outras informações em: http://iie.com.br/curso-internacional/

(Ascom ABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino