Acadêmicos são indicados ao II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano

  • Compartilhe:

Publicado em 28/04/2017

Em sua 2º edição, o Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano, promovido pelo Instituto Nanocell e a Sociedade Brasileira de Sinalização Celular (SBSC) traz 17 membros da ABC entre os indicados. A premiação, que visa reconhecer e divulgar trabalhos inovadores nas áreas de ciências, educação e saúde pública, está em sua segunda etapa. Nesta fase, serão selecionados seis pesquisadores. A votação vai até o dia 1º de junho e deve ser feita no site www.nanocell.org.br.

Na categoria Biologia Sintética ou Engenharia Genética: Da básica ao cerco ao alvo estão Elibio Leopoldo Rech Filho, da Empraba Recursos Genéticos e Biotecnologia; Elizabeth Pacheco Batista Fontes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Francisco José Lima Aragão, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; e Vasco Ariston de Carvalho Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Em Biotecnologia Agro & industrial estão Carlos Ricardo Soccol, Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Maria Fatima Grossi de Sa, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Na categoria Doenças Emergentes: Novas estratégias terapêuticas e alvos letais estão Dario Simões Zamboni, da Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto; Jorge Elias Kalil Filho, da USP; e José Eduardo Krieger, do Instituto do Coração (Incor/USP).

Na categoria Produtos Naturais: Novos fármacos e abordagens terapêuticas, João Batista Calixto, do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (Cienp); e Vanderlan da Silva Bolzani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em Química fina de materiais: Rotas sustentáveis e novos (nano)materiais, Antonio Luiz Braga, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Edgar Dutra Zanotto, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);  Henrique Eisi Toma, da USP; e Paulo Eduardo Artaxo Netto, também da USP. Em Saúde Mental: Descobertas que facilitam a vida, estão Flavio Pereira Kapczinski, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; e Sérgio Teixeira Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo o Instituto Nanocell, só na primeira fase de votação da premiação, quando são são indicados os cientistas e empresas, mais de 22 mil pessoas participaram. A votação aconteceu dos dias 05 de fevereiro a 31 de março. Já na segunda etapa, que começou no início do mês de abril e termina em 1º de junho, 30 mil pessoas já escolheram seus indicados preferidos.   

"Estamos lutando para que a ciência seja divulgada e permeie todas as camadas da sociedade, trazendo-a para perto da academia e desmitificando que a ciência não está ao alcance de todos. Muito pelo contrário. Com essa premiação tendemos a mostrar quem são e como trabalham nossos cientistas, além de lhes dar o mérito pelo excelente trabalho que fazem", diz Rodrigo Ribeiro Resende, presidente e fundador do Instituto Nanocell.

A cerimônia de premiação está prevista para os dias 18, 19 e 20 de outubro, no  Instituto de Química da USP. Simultaneamente ao evento, ocorrerá o congresso"Novas Vertentes Biotecnológicas para o Desenvolvimento Tecnológico-Social do Brasil", o simpósio "Sinalização Celular na Biotecnologia do Futuro: Em busca de novos fármacos e biomarcadores" e o Workshop "Divulgando as Ciências". Também está previsto o lançado o programa "Vozes da Ciência", um canal on-line e aberto do Instituto Nanocell que terá grandes cientistas nacionais falando e discutindo sobre ciências, suas carreiras, projetos, desafios e suas perspectivas para um Brasil inovador.

(Ascom ABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino