Acadêmico ganha homenagem póstuma na UFRJ

  • Compartilhe:

Publicado em 26/04/2017

O geneticista Darcy Fontoura de Almeida, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Acadêmico falecido em 2014, será homenageado pela universidade, por meio de uma exposição permanente. Uma vitrine memorial dedicada ao professor será instalada no Museu Espaço Memorial Carlos Chagas Filho. A inauguração da mostra vai acontecer no dia 16 de maio, às 13h30, no Anfiteatro Hertha Meyer, localizado no bloco G do prédio do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), que pertence ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), Ilha do Fundão.  

A vitrine memorial vai apresentar documentos do pesquisador, relatos orais de pessoas que conviveram com o cientista e também informações sobre como se deu a idealização da revista Ciência Hoje e Jornal da Ciência, que tiveram o geneticista como um dos fundadores. A exposição foi desenvolvida pela equipe do Espaço Memorial Carlos Chagas Filho, museu de História da Ciência, localizado no IBCCF.

Membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2000 a 2002, representante da comunidade acadêmica, Darcy Fontoura de Almeida foi presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e membro titular ABC.

Nascido no Rio de Janeiro em 1930, graduou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ, em 1954, e fez pós-graduação pelo Hospital Hammersmith, em Londres. Um dos precursores da genética de microrganismos no país, atuou no Instituto de Biofísica da UFRJ, onde iniciou sua carreira ainda em 1950, com um estágio de iniciação científica.

Darcy de Almeida foi consultor científico da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Paris, e atuou em diversas outras instituições como a Sociedade Brasileira de Genética, o CNPq e a Finep.

Em sua trajetória, pesquisa científica e divulgação da ciência sempre correram paralelamente. Aproximou-se da SBPC justamente pela vocação de tornar seu trabalho acessível ao grande público. Sempre envolvido com a divulgação científica, foi um dos fundadores da revista Ciência Hoje e do Jornal da Ciência.

Museu Espaço Memorial Carlos Chagas Filho fica no Instituto de Biofísica da UFRJ, localizado CCS - no Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária - Ilha do Fundão.

(Ascom ABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino