Marinha do Brasil homenageia o Acadêmico Renato Cotta

  • Compartilhe:

Publicado em 20/04/2017


O ex-presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e Acadêmico da ABC, Renato Machado Cotta, recebeu, no último dia 12 de abril, o diploma de "Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha". Concedida pela Marinha do Brasil, a condecoração é um reconhecimento do Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM) a militares e civis, não pertencentes ao Corpo de Engenheiros da Marinha, ou a instituições que contribuíram para o desenvolvimento e a valorização da Engenharia da Marinha. A concessão é feita, anualmente, após decisão do Almirante Engenheiro de maior patente, depois de ouvidos os Almirantes Engenheiros e apoiado pelo Diretor de Engenharia Naval.

A entrega do diploma aconteceu no Arsenal da Marinha, na Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, em cerimônia de comemoração ao 127º aniversário do CEM. O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Este ano, 43 cientistas, entre civis e militares de outros Corpos/Quadros e instituições, foram agraciados pelo mesmo diploma.
 
Formado em engenharia mecânica, com ênfase nuclear, Renato Cotta é professor titular do Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Além de ser membro titular da ABC, ele integra a Academia Nacional de Engenharia (ANE) e a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS). Como pesquisador, já desenvolveu projetos de desenvolvimento tecnológico com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTM-SP), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN),o  Instituto de Atividades Espaciais (IAE/CTA), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e a Eletronuclear.

(Ascom ABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino