Acadêmico Evaldo Vilela participa de reunião de IANAS, no Peru

  • Compartilhe:

Publicado em 20/03/2017



O Acadêmico Evaldo Vilela participou da reunião de Inter-American Network of Academy of Sciences - IANAS, em Lima, Peru, de 14 a 16 de março, como mais uma etapa da elaboração da obra  "Food and Nutrition Security for the Americas: Challenges annd Opportunities for the next 50 years". Evaldo Vilela coordena o capitulo  "Food and nutritional security in Brazil", juntamente com o Acadêmico Elibio Leopoldo Rech Filho, da Embrapa, contando ainda com outros autores e pesquisadores convidados, dentre eles Marília Nutti, Geraldo Martha Junior e Cleber Oliveira Soares, também da Embrapa. 

Este trabalho conta com a chancela e o apoio das Academias de Ciências do continente americano, como a Academia Brasileira de Ciências, representada pelo Acadêmico Evaldo Vilela, a Academia Nacional de Ciências do Peru, que sediou a presente reunião, assim como a Academia Mexicana de Ciências, que recebeu a primeira reunião, em 2016. 
 
A iniciativa visa oferecer ao mundo a visão e a contribuição da Ciência sobre o estágio atual da segurança alimentar e nutricional nas Américas e as perspectivas para os próximos anos, com destaque para os desafios a serem vencidos e as oportunidades de avanços, considerando o atual cenário de disponibilidade de alimentos frente às necessidades alimentares e nutricionais no continente americano. Na perspectiva de como a Ciência nas Américas do Sul, Central e do Norte podem contribuir para alimentar cerca de 9 bilhões de pessoas em todo mundo em 2050. Para isto, a obra em preparo trata das características de cada país americano e suas instituições envolvidas na promoção da segurança alimentar e nutricional regional e global. Trata, ainda, dos ecossistemas e seus recursos, tecnologias e as inovações para o aumento da  eficiência das cadeias de produção de alimentos, tendo sempre em conta a saúde e a segurança nutricional da população. Relevante ainda registrar que haverá um capitulo dedicado ao papel da mulher na segurança alimentar e nutricional nas Américas.  

Até o final de março, o capítulo de cada país deverá ser entregue para compor  a primeira versão da obra que, devidamente trabalhada, deverá vir a publico no inicio de 2018.


(Assessoria Fapemig, 20/03/2017)




Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino