Reunião Magna ABC 2017: Salve a Data

  • Compartilhe:

Publicado em 10/03/2017



Os confirmados para as conferências Magnas Raymond Schinazi, Michel Nussenzweig, Gabriela Gonzales, Mostafa Amr El-Sayed, Kurt Wüthrich e Moshe Vardi.

 A Reunião Magna da ABC de 2017 acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Museu do Amanhã. O tema da edição será "Um projeto de ciência para o Brasil", iniciativa da ABC que mobiliza pesquisadores em 14 grupos de estudo de diferentes áreas. A primeira versão do documento, que apresenta propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país, produzido por estes grupos, será apresentada na Reunião.

Os grupos de estudos tratam de temas desde saúde até meio ambiente e estão listados abaixo, com seus respectivos coordenadores:

Atividades Espaciais - Ricardo Galvão, Valder Steffen Jr.

Biodiversidade, Ecossistemas e Serviços Ecossistêmicos - Carlos Joly, Fábio R. Scarano

Cérebro - Jorge Moll Neto, Roberto Lent

Cidades Sustentáveis-Inteligentes  - Eduardo Marques, José Roberto Boisson

Ciências Agrárias - Elibio Rech, Evaldo Vilela

Ciências Básicas: Formação e Avaliação - Belita Koiller, Glaucius Oliva

Ciências do Mar - Edmo Campos, Luiz Drude

Energia - Edson Watanabe, José Goldemberg

Igualdade e Inclusão Social - Elisa Reis, Ricardo Paes de Barros

Água, solo e ar - Adalberto Val, Virginia Ciminelli

Mudanças Climáticas, Adaptação e Mitigação - Paulo Artaxo, José Marengo

Novas Tecnologias para o Século XXI - Marcos Pimenta, Ricardo Gazzinelli e Virgilio Almeida

Recursos Minerais - Aroldo Misi, Francisco Barbosa

Saúde - Patrícia Bozza, Sérgio Pena

Além da tradicional posse dos novos membros e das sessões científicas temáticas, haverá ainda as Conferências Magnas para as quais alguns nomes já estão confirmados.
Dentre eles estão Raymond Schinazi, Michel Nussenzweig, Gabriela Gonzales, Mostafa Amr El-Sayed, Kurt Wüthrich e Moshe Vardi.

Raymond Schinazi é microbiologista, diretor do Laboratório de Farmacologia Bioquímica na Emory University, nos EUA, e responsável pela descoberta e desenvolvimento de oito medicamentos retrovirais, incluindo HIV e hepatites B e C.

Michel Nussenzweig é líder do laboratório de Imunologia Molecular da Universidade de Rockefeller, nos EUA, e ganhador do Prêmio Robert Koch de 2016. Formado em medicina mas atuando na pesquisa, estuda mecanismos de defesa do organismo, com amplo conhecimento em células dendríticas e em clonagem de anticorpos contra o HIV.

A argentina Gabriela Gonzalez é professora da Universidade do Estado de Lousiana, nos EUA, e líder do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro (LIGO, em inglês) que detectou as ondas gravitacionais expostas na Teoria da Relatividade Geral, de Einstein.

Apontado pela Thomson-Reuters como um dos principais químicos da última década, Mostafa Amr Sayed recebeu a Medalha Nacional de Ciência dos Estados Unidos e é professor da Universidade de Ciências Químicas e Bioquímicas da Georgia Tech, nos EUA.

O químico e biofísico Kurt Wüthrich é pesquisador do Instituto de Pesquisa Scripps e recebeu o Prêmio Nobel de Química em 2002 pelo desenvolvimento de métodos nucleares de ressonância magnética nuclear pelo estudo de macromoléculas biológicas.

O israelense Moshe Vardi é professor de engenharia computacional da Rice University, em Houston, no Texas, e diretor do Ken Kennedy Institute for Information Technology. Vardi é referência no debate sobre inteligência robótica e engenharia computacional e produziu inúmeros artigos e pesquisas sobre a polêmica questão "Os robôs podem tomar o lugar de humanos um dia?"

A programação completa da Reunião Magna será divulgada em breve.

>> Confira a Programação Preliminar




(Ascom ABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino