ABC participa do Congresso do Futuro no Chile

  • Compartilhe:

Publicado em 11/01/2017

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, está participando do Congresso do Futuro, no Chile, entre 9 e 14 de janeiro. O evento tem o objetivo de ser um espaço único de intercâmbio de ideias entre os chilenos e os líderes do pensamento mundial.


A presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o presidente da ABC, Luiz Davidovich, no Congresso do Futuro

O Congresso do Futuro nasceu em 2011, em comemoração ao bicentenário do Congresso da República do Chile, iniciativa transversal da Comissão Desafios Futuros do Senado, da Academia Chilena de Ciências do Chile e do Governo do Chile. Trata-se de um ambiente onde os cientistas e humanistas mais renomados do mundo se reúnem para discutir os dilemas e desafios que o futuro nos apresenta hoje.

O evento é um ponto de encontro de mundos intelectuais e políticos com a sociedade civil para pensar no amanhã que queremos, além de propiciar o trabalho colaborativo em que o conhecimento e a ciência se democratizam e se vinculam para a vida cotidiana. Centenas de cientistas, políticos, vencedores do Prêmio Nobel e outros grandes influenciadores se reúnem para orientar e capacitar a sociedade para os desafios do século XXI.

"Cientistas de todo o mundo estão dando palestras sobre diversos temas para um público não especializado, transmitidas para todo Chile. Reuniōes regionais também estão sendo realizadas. É um bom exemplo para o Brasil", afirmou Luiz Davidovich.

A edição deste ano debate temas diversificados e abrangentes, como o cosmos, bactérias, origem da vida na Terra, antropocentrismo, prolongamento da vida, água, grandes enfermidades, genoma humano e videogames. O presidente da ABC, que é físico da UFRJ, participou, no dia 11, de uma sessão intitulada "Informação quântica, uma nova forma de comunicação", juntamente com o professor de mecânica quântica e pesquisador da IBM Charles Bennett, doutor pela Universidade de Harvard.

Saiba mais sobre o evento e assista ao vivo clicando aqui.


(Ascom ABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino