Morre o Acadêmico Welington Celso de Melo

  • Compartilhe:

Publicado em 21/12/2016


Os matemáticos Steven Smale, Jacob Palis, Welington de Melo, Artur Ávila e Maurício Peixoto

Faleceu, na madrugada de quarta-feira, 21 de dezembro, o Acadêmico e matemático Welington Celso de Melo. Ele era professor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) desde 1980 e conhecido por suas contribuições à área de sistemas dinâmicos.

Melo graduou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1969 e concluiu o doutorado no Impa em 1972, orientado pelo ex-presidente da ABC Jacob Palis. Ele atuava, principalmente, nas áreas de dinâmica unidimensional, teoria da renormalização em dinâmica, mecânica estatística e teoria quântica dos campos.

O Acadêmico foi autor de diversos artigos, o mais significativo deles descrevendo de forma completa o comportamento topológico de sistemas dinâmicos reais 1-dimensionais (em coautoria com Marco Martens e Sebastian van Strien). Publicou artigos nos mais importantes periódicos internacionais, tais como Annals of Mathematics, Acta Mathematica, Inventiones  e J. Amer. Math. Soc.

Também era membro da TWAS - Academia Mundial de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento, além de Comendador e Grã-Cruz da Orgem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República. Entre seus orientandos, inclui-se o matemático e também Acadêmico Artur Ávila, único brasileiro vencedor da Medalha Fields.

O velório acontece no dia 22 de dezembro, de 8h às 14h, no Memorial do Carmo (Cajú), capela 7, no Rio de Janeiro/RJ.

A ABC lamenta profundamente a perda de um matemático tão importante para a ciência brasileira e cumprimenta a família.


(Ascom ABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino