Mensagem da Diretoria

  • Compartilhe:

Publicado em 21/12/2016

NA FRENTE: Francisco Laurindo, Cid Araújo, Roberto Dall'Agnol, Lucia Previato, João Fernando Gomes de Oliveira
e Mauro Teixeira. ATRÁS: Elibio Rech, Marcia Barbosa, Oswaldo Alves, Luiz Davidovich, José Murilo de Carvalho,
João Batista Calixto, Hilário Alencar da Silva


Caros amigos,
 
É com enorme prazer que me dirijo a vocês, no final deste ano em que assumi a Presidência da nossa Academia. A nova Diretoria tomou posse em maio último, durante as comemorações do aniversário de 100 anos, uma bonita festa que teve lugar no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Quase em ato contínuo, o país passou por uma mudança na Presidência da República, por uma junção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações, e mergulhou numa nuvem de incertezas políticas e econômicas.

Diante de uma situação de financiamento precário para as atividades de pesquisa e desenvolvimento, consequência de cortes orçamentários sucessivos desde 2013 e da persistência do mecanismo de contingenciamento, a ABC tem se manifestado com vigor e independência, em defesa do desenvolvimento científico e tecnológico do país, através da imprensa e de contatos diretos com os poderes executivo e legislativo, informando, aconselhando e conscientizando-os a respeito da melhor condução das políticas científico-tecnológicas. Nessa atividade, temos atuado frequentemente em parceria com a SBPC, Confap, Consecti, Academia Nacional de Medicina e outras entidades.
 
Como um de seus primeiros atos, a nova Diretoria da ABC propôs a redação de um Projeto de Ciência para o Brasil, uma publicação com quatorze capítulos, correspondentes a áreas estratégicas para o país: Ciências Básicas, Ciências do Mar, Atividades Espaciais, Energia, Cidades Sustentáveis Inteligentes, Novas Tecnologias para o Século XXI, Cérebro, Saúde, Ciências Agrárias, Igualdade e Inclusão, Biodiversidade e Ecossistemas, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Recursos Minerais. Para coordenar os trabalhos, escolhemos os Acadêmicos Jerson Lima da Silva e José Galizia Tundisi, e para coordenar os grupos de estudo responsáveis pelos capítulos temáticos, foram escolhidos dois ou três Acadêmicos. Além disso, todos os membros da ABC, titulares e afiliados, foram convidados para participar desses grupos e contribuir para o documento. Acreditamos que essa atividade se torna ainda mais importante nesses tempos de turbulência política e econômica, pois aponta um caminho necessário para que o país possa sair da crise de forma sustentável.

Infelizmente, não pudemos ainda inaugurar nossa nova sede. A crise financeira nacional impediu a conclusão dos trabalhos. Continuaremos envidando esforços para que a ABC tenha uma sede à altura de sua relevância nacional e internacional.

A ABC entrará em 2017 convicta de que o trabalho aqui executado será importante para o desenvolvimento econômico e social do país. Além do Projeto de Ciência para o Brasil, que já está envolvendo vários acadêmicos, e cujo primeiro rascunho deverá ser apresentado em maio, durante a Reunião Magna, desenvolveremos diversas atividades, com a ajuda do Comitê Executivo, do Conselho Consultivo, dos membros da ABC e de seus funcionários.

Estão previstos simpósios, envolvendo participação internacional, sobre biodiversidade, inovação nas empresas, recursos hídricos e minerais, objetivos de desenvolvimento sustentável, diplomacia científica, ciência na agricultura, biossegurança, avaliação do financiamento público às atividades de P&D, além da realização no Rio de Janeiro do primeiro encontro mundial dos jovens cientistas da TWAS, promovido por iniciativa da ABC.
 
O apoio dos Acadêmicos tem sido fundamental em todas essas atividades. Por isso,  em nome da Diretoria da ABC - meus colegas - João Fernando Gomes de Oliveira, Cid Bartolomeu de Araújo, Elibio Leopoldo Rech Filho, Francisco Rafael Martins Laurindo, Hilário Alencar da Silva, João Batista Calixto, José Murilo de Carvalho, Lucia Mendonça Previato, Marcia Cristina Bernardes Barbosa, Mauro Martins Teixeira, Oswaldo Luiz Alves, Roberto Dall'Agnol - do Comitê Executivo Débora Foguel, Fernando Garcia de Mello, Jacob Palis Jr. e Lindolpho de Carvalho Dias, transmito nosso agradecimento pela fundamental colaboração que prestaram à nossa Casa neste ano que termina agora. Desejamos que 2017 seja um ano pleno de realizações para todos nós e nossas famílias.
 
Não posso deixar de elogiar e agradecer a boa situação administrativa, jurídica e financeira que a Diretoria imediatamente anterior nos legou, o que certamente facilitou nosso trabalho. Manifesto também os agradecimentos da Diretoria aos nossos excelentes funcionários.

Por fim, gostaria de desejar boas festas e um feliz 2017. Espero que, em 2017, possamos ter cada vez mais a colaboração de vocês, contribuindo assim para aumentar o prestígio e a capilaridade da ABC, em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país.
 
Muito cordialmente,

Luiz Davidovich




Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino