Helena Nader receberá 3ª Medalha Henrique Morize da ABC

  • Compartilhe:

Publicado em 21/12/2016

A 3ª Medalha Henrique Morize, honraria outorgada pela Academia Brasileira de Ciências, já tem seu próximo homenageado definido pela Diretoria da ABC, por unanimidade. O título será dado à Acadêmica Helena Bonciani Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A entrega ocorrerá na Reunião Magna da ABC, em 9 de maio de 2017.

Nader é formada em biologia pela Universidade de São Paulo (USP) e em ciências biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde também fez seu doutorado, com especialização em biologia molecular. É pós-doutora pela University of Southern California (USC) e, atualmente, professora da Unifesp e pesquisadora bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Membro titular da ABC desde abril de 1999, Nader é presidente da SBPC desde 2011. Há anos, a ABC e a SBPC atuam juntas na defesa da ciência, tecnologia e inovação como o caminho para o desenvolvimento econômico e sustentável do país - e a atuação de Helena Nader tem sido crucial nessa luta, defendendo incansavelmente pautas da comunidade científica nos poderes legislativo, executivo e judiciário.

Ela também se dedica à pesquisa desde o começo de sua formação, quando teve que optar por seguir pela biomedicina ou se encaminhar para a medicina. A experiência nos laboratórios do Departamento de Bioquímica e Farmacologia da Escola Paulista de Medicina (EPM), ainda como estagiária, foi o peso decisivo para que optasse definitivamente pela pesquisa. Na EPM, se introduziu em diversos trabalhos e foi onde aprendeu a importância da independência no pensamento científico.

O título

A Medalha Henrique Morize foi instituída em 2014, em homenagem a um dos fundadores e primeiro presidente da ABC. Henrique Charles Morize esteve à frente da ABC por dez anos e é conhecido como um dos fundadores da física experimental, além de diretor do Observatório Nacional, professor catedrático de física na Escola Politécnica, membro do Clube de Engenharia e de várias outras sociedades brasileiras, francesas, americanas e italianas.

Em sua primeira edição, em 2014 a medalha foi oferecida ao Acadêmico e então presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães e, em 2016, a 2ª Medalha foi deignada ao diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel (FCW), o membro colaborador da Américo Fialdini Jr..

(Thaís Soares para NABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino