Funcionários da Finep homenageiam presidentes da ABC e SBPC

  • Compartilhe:

Publicado em 19/12/2016

Os presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Acadêmica Helena Bonciani Nader, receberam a homenagem "Personalidade de CT&I do Brasil", no dia 14 de dezembro, no Rio de Janeiro.

A cerimônia foi promovida pela Associação dos Empregados da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep (Afin) como reconhecimento àqueles que, segundo os organizadores do prêmio, "contribuíram para a Finep levar a efeito a nobre missão de planejar o futuro em busca de um melhor bem estar da sociedade brasileira e do progresso técnico do País".

Outros homenageados foram João Paulo dos Reis Velloso, ex-ministro do Planejamento e coordenador do Fórum Nacional, vinculado ao Instituto Nacional de Altos Estudos (INA), além de um dos criadores da própria Finep; e Waldimir Pirró e Longo, engenheiro mecânico, professor emérito e pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos (Inest) da Universidade Federal Fluminense (UFF), além de ex-diretor da Finep.

A emoção tomou conta da cerimônia, quando os homenageados fizeram uso da palavra. Reis Velloso disse considerar a Finep como o seu segundo filho, destacando o respeito que a instituição tem pela comunidade científica. Helena Nader, que é também professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), lembrou de modelos de países que cresceram com o investimento em Ciência e Tecnologia e que estão muito bem, nos dias de hoje. Ela também se emocionou com o depoimento de Pirró e Longo, outro homenageado, quando contou, com tamanha lucidez, sobre a criação dos fundos setoriais junto ao FNDCT.

A Acadêmica Márcia Cristina Barbosa, diretora da ABC, representou o presidente Luiz Davidovich, que não pôde comparecer à cerimônia. Ela ressaltou o engajamento das instituições e a união da comunidade científica nos avanços importantes para o Brasil.

O evento fez parte das comemorações dos 35 anos de atuação da instituição, além de fazer parte de uma agenda de atividades pelo fortalecimento da Finep que, no próximo ano, completa 50 anos de atividades.


Marcia Barbosa entrega a Luiz Davidovich a homenagem recebida em seu nome no dia anterior

(Adaptado de Jornal da Ciência)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino